Processos Gerenciais

Graduação EAD

Apresentação

O mercado constantemente está à procura de bons gestores. Houve o tempo em que as empresas direcionavam, equivocadamente, seus Engenheiros para a Gestão, considerando que suas habilidades serviriam para tal função. Os Engenheiros que queriam “Engenheirar”, criar, inovar, por conta desta invenção “Engenheiro Gestor” perdiam toda essa habilidade para fazer GESTÃO, foco completamente diferente da sua aptidão inicial. Muitos até faziam pós-graduação ou uma segunda faculdade para aprender a gerir negócios.

Essa já não é a realidade há algum tempo. Os Administradores conquistaram seu espaço e as matrizes curriculares desses cursos envolvem estudos e atividade ligados a gestão de negócios, comercialização de produtos e serviços e negociação em geral. Elaborar análises de riscos, avaliar contratos, auditorias econômicas e contábeis, entender de metas e KPI´s, são algumas das atividades desse profissional, que ainda se relaciona com pessoas, questões administrativas, comerciais, financeiras, econômicas e políticas de empresas e instituições nacionais e internacionais. Abrange também os cuidados com a imagem e a posição das empresas perante o mercado.

Os líderes do atual ambiente empresarial devem estar preparados para garantir a geração de resultados no presente, dedicando-se para obter a maior eficiência possível na organização, ao mesmo tempo que se aplicam a criar as bases que tornarão seu modelo atual obsoleto.

Essa visão de curto e longo prazo é a visão desenvolvida por um Profissional de Processos Gerenciais que precisa estar atento ao mercado interno e externo, e ao mesmo tempo manter os processos atualizados, mas em constante desenvolvimento.

A graduação do Tecnólogo da Faculdade Censupeg é ágil e prática preparando o profissional rapidamente e com o olhar sistêmico e empreendedor, o desenvolvendo para aprender e aplicar seus conhecimentos.

Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.

Mercado de Trabalho:
Gestão de Empresas, Consultoria e Assessoria Executiva, Gestão de Processos, Controladoria e Empreendedorismo.

Disciplinas

  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
  • História da ética; Conceito e Princípios da Ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade Social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
  • Liderança em contextos organizacionais; Liderança Desenvolvimento de líderes; Habilidades de Liderança; O papel da Liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de Coaching; Coaching de Equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e Organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Conceito Iniciais, são propostas atividades que farão você resgatar a sua história de vida e projetar o seu futuro, assim como, resgatar experiências e aprendizados com pessoas da sua comunidade.
  • Introdução à administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da contingência estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica e Teoria Cibernética da Administração.
  • Para que serve o inglês instrumental?; Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
  • Língua Brasileira de Sinais: Uma Conquista Histórica; História da Educação de Surdos; Surdez: Conceito, Causa e Políticas de Prevenção; Libras como Língua Natural e Português como Segunda Língua; Língua Brasileira de Sinais: Aspectos Linguísticos e Gramaticais; Comunidade Cultura e Identidade Surda; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para Crianças Surdas.
  • Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos; Mercado Financeiro e Fintechs; Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira; Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções; Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital; Valor de Mercado das Empresas; Governança Corporativa; Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos; Relação Risco e Retorno; Otimização de Risco e Retorno; Análise de Risco em Decisões de Investimento.
  • Cultura e Etnicidade; Educação Multicultural e Diretrizes Básica da Lei Brasileira; Ética e Questões Éticas; Etnia e Raça; Desigualdade Étnico-Raciais; 15 Combate ao Racismo de Discriminação; Formação Sócio Cultural do Brasil.
  • A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários Mercadológicos; Especificação de requisitos para um cenário de negócios; As evidências físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa start-up; Metodologia start-up enxuta; Start-ups e tecnologia.
  • Motivadores e inibidores do empreendedorismo; Tipos de empreendedorismo; Perfil e comportamento empreendedores; Tipos de inovação; Modelagem do negócio; Desenvolvendo modelos de negócios; Canvas; Pitch; Tendências de mercado nacional e internacional; Empreendedorismo social: contexto; Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto; Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
  • Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Cenários para Empreender, são propostas atividades 13 para desenvolver habilidade na análise de cenários empresariais, identificando os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
  • O Conceito de Qualidade; A Quarta Era da Qualidade: A Gestão Estratégica da Qualidade (GEQ); Três Métodos Universais da GQ; Dimensões da Qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O Ciclo PDCA; Metodologia e Ferramentas de Qualidade; TQM Introdução; TQM - Qualidade e Operações; TQM - Qualidade na Cadeia de Suprimentos; Requisitos da ISO 9001:2015; A Metodologia Seis Sigma.
  • Suprimentos; Decisões de compras e de programação dos suprimentos; Gestão de compras (ERP); Estratégias e aplicações do comércio eletrônico; Estoques; Estratégia de Estoque; Controle de estoques; Software de gestão de estoques (ERP); 17 Principais atividades e necessidades de movimentação de materiais; Subsistemas logísticos: Técnicas de Movimentação de Materiais; Equipamentos de movimentação de materiais em sistemas de armazenagem; Automação em movimentação e armazenagem.
  • Definindo o projeto; Desenvolvimento de um plano de projeto; Estimativas de custos e tempo de um projeto; Gerenciamento de riscos; Redução da duração de um projeto; Gerenciamento de equipes de projetos; Estratégia da organização e seleção de projeto; Gerenciamento ágil de projetos; Fechamento de Projeto.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Influências Econômicas nas Organizações, são propostas atividades para desenvolver habilidades na solução de problemas, compreendendo a interconectividade de temas e áreas em cenários comuns nas empresas.
  • Psicologia Organizacional ou empresarial: aspectos de saúde; Autodesenvolvimento; O comportamento humano nas organizações; Desenvolvimento; Introdução ao Comportamento Organizacional; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações; Desenvolvimento 16 Organizacional; Conceito; Gestão competência versus gestão de desempenho; Atuando na gestão do desempenho; Medição de desempenho organizacional.
  • Conceitos básicos de contabilidade gerencial; Demonstrações contábeis e a sua importância para as empresas; Criação de valor para a empresa; Análise Custo – Volume – Lucro; Orçamento, planejamento e controle; Avaliação e desempenho; Utilização de ferramentas para avaliação de desempenho das empresas.
  • Noções gerais de economia e economia política. Pressupostos e conceitos das principais correntes econômicas. Custo de oportunidade e suas aplicações. Fatores determinantes da demanda e da oferta. O equilíbrio de mercado. Noções de Macroeconomia. Principais agregados macroeconômicos. Crise x endividamento. Intervenção do Estado na Economia. IDH. Desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Planos Econômicos.
  • Negociação: conceitos iniciais; Técnicas e táticas de negociação; O poder na negociação; Valor para o cliente; Comunicação das organizações; Comunicação verbal e não verbal; Comunicação assertiva e interpessoal; Atendimento ao cliente; Administrando marketing e vendas; Planejamento de marketing; Estratégias de fidelização do consumidor no ambiente digital; Previsão de vendas.
  • Introdução ao Marketing; Introdução à pesquisa de marketing; Estratégias de marketing; Plano de marketing; Marketing de conteúdo; Marketing de serviços; Marketing de influência; Marketing multinível; Tecnologias e integração de canais de venda e de comunicação; Segmentação e posicionamento; A publicidade e a propagando na internet; Comportamento do consumidor 2.0
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Aplicando Soluções, são propostas atividades de análise de cenários empresariais, com a finalidade de identificar estratégias necessárias que devem ser adotadas pelas empresas, para que obtenham eficiência e eficácia em seus processos gerenciais.

Diferenciais

  • Aqui, com mais 2 anos, você pode também sair formado Bacharel em administração de Empresas

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo


Coordenadora Técnica


Profa. Dra. Dayla Karolina Fossile

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.