Projetos Educacionais com Ênfase em Currículo, Didática, Avaliação e Legislação

Pós-Graduação EAD

Apresentação

O curso de Pós-graduação em Projetos Educacionais com ênfase em Currículo, Didática, Avaliação e Legislação fornece ao profissional de Educação o conhecimento sobre a importância dos processos de construção do conhecimento.

O foco do curso é desenvolver profissionais que promovam uma postura crítica-reflexiva levando a produção de projetos curriculares pedagógicos que atendam à função social da Instituição. 

Objetivos:
Este curso tem como foco a elaboração de projetos que possam ser referenciados na sociedade e apropriados de modo a alcançar o objetivo do trabalho com uma educação voltada para a realidade dos discentes e da comunidade entorno.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos introdutórios e slides.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Disciplinas

  • Principais Conceitos da Educação a Distância, Gerenciamento dos Estudos na Modalidade EAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Recursos Variados que Auxiliam nos Estudos, A Leitura e seus Estágios, Os Estágios da Leitura nos Estudos, Análise de Textos, Elaboração de Sínteses, O Raciocínio Dedutivo, O Raciocínio Indutivo, O Raciocínio Abdutivo, A Associação Lógica, Internet e Manipulação de Arquivos, Como Trabalhar com Processador de Texto? Como fazer Apresentação de Slides? Como Trabalhar com Planilhas de Cálculo?
  • Conceitualização e Características da Didática, Grandes Educadores e a Didática, Educação: Definições e Processos, Educação como forma de Dominação, Tendências Pedagógicas na Educação, Conteúdos Operacionais da Didática, Componentes do Processo Ensino-Aprendizagem, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Pluridisciplinaridade Principais Teorias da Aprendizagem no Ensino, Sala de Aula: Espaço de Construção do Conhecimento, Conteúdos Escolares e de Aprendizagem, Seleção e Organização dos Conteúdos, Técnicas de Ensino-Aprendizagem, Avaliação, Planejamento Educacional: Tipos de Planos, Projetos Educacionais.
  • Conceitos de Currículo e a História das Disciplinas Escolares, Trajetória Histórica do Currículo, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ensino Profissionalizante e Educação Superior, Currículo, Diferentes tipos de Currículo: Diálogos e Conflitos, As concepções de Currículo em Políticas Públicas (Leis, Diretrizes e Orientações Curriculares), O Currículo como Produção Social e as Noções de Currículo Oculto.
  • Seleção e Organização dos Conteúdos Curriculares na Escola, O Currículo numa Abordagem por Competências, Itinerários Formativos e Flexibilidade Curricular, Métricas e Cargas Horárias Curriculares, Conceitos e Definições de Projetos Pedagógicos, Estruturação de um Projeto Pedagógico Curricular, Documentos Acessórios do Projeto Pedagógico Curricular, Tendências Curriculares no Brasil.
  • Construção da Prática da Avaliação Educacional no Brasil, Primeiras Avaliações da Aprendizagem no Brasil, Tipos de Avaliações da Aprendizagem, Função da Avaliação, Ensino, Aprendizagem e Avaliação, A Concepção de Fracasso Escolar, Cultura Avaliativa Mediadora, Nova Proposta de Avaliação.
  • Gestão Escolar e Avaliação, Projeto Político Pedagógico e Avaliação, A avaliação do Projeto Político Pedagógico, Registros e Avaliação da Aprendizagem, Instrumentos de Avaliação, Tipos de Instrumentos de Avaliação, Prova Prática, Projetos Didáticos em Sala de Aula.
  • Lei, Diretrizes, Bases e a Estrutura de Ensino, Princípios e fins da Educação Nacional, Aspectos do Sistema Escolar Brasileiro, Plano Nacional de Educação, Objetivos, Duração e Organização da Educação Infantil, Ensino Fundamental de 9 anos, Ensino Médio, Educação Especial.
  • Conceitos, Histórico e Evolução do Currículo, Parâmetros Curriculares Nacionais, Formação dos Profissionais de Educação, Recursos Financeiros para a Escola, Educação em Direitos Humanos na resolução nº 001/2012, A Correlação entre Educação e Direitos Humanos, Educação e Direitos Humanos e Cidadania, Novo Marco para a Relação Étnico-Racial no Brasil.
  • Histórico do Sistema Educacional Brasileiro - SEB, Entendimento dos Conceitos do Sistema Educacional Brasileiro - SEB, Princípios básicos do Sistema Educacional Brasileiro - SEB e demais Sistemas Educacionais, Características e eficácia do Sistema Educacional Brasileiro - SEB, Instâncias Administrativas e Organizacionais, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração da UNESCO/ONU sobre Educação, Constituição da República Federativa do Brasil.
  • Princípios e fins da Educação Nacional, Diretrizes e Bases da Educação, Plano Nacional de Educação, Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, Financiamento da Educação Escolar, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Organização e Financiamento da Educação Profissional de Nível Médio, Organização e Financiamento do Ensino Superior.

Diferenciais

  • Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

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