Psicanálise: da Clínica às Experiências Contemporâneas
Pós-Graduação Presencial
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
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Corpo docente com larga experiência na clínica psicanalítica e na interlocução da Psicanálise com outras áreas do conhecimento: educação, saúde mental, judiciário, arte etc.
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Articulação da descoberta de Sigmund Freud, o Inconsciente às questões relacionadas ao sofrimento humano nos dias de hoje.
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Disciplinas que retratam a Psicanálise na atualidade, tanto na dimensão da clínica, bem como, de questões contemporâneas, nomeadamente: aumento dos diagnósticos em Saúde Mental; o Autismo hoje; os desafios e dificuldades educacionais; conflitos mediados pela justiça; arte e criação; as relações entre política, cultura e sociedade com o Inconsciente.
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Percurso educacional capaz de situar o aluno no movimento de construção e atualização da Psicanálise, a partir das trajetórias de Sigmund Freud e Jacques Lacan, considerando o trabalho do psicanalista na atualidade e os desafios contemporâneos.
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Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
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Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.
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Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
Questões relacionadas à Saúde Mental têm se ampliado de modo significativo na atualidade, de modo que, diagnósticos relacionados a quadros psicopatológicos como Depressão, Ansiedade e outras categorias clínicas tornaram-se uma experiência comum para todos nós.
As respostas produzidas frente a estes quadros de sofrimento humano tem sido diversas, tais como as terapêuticas medicamentosas e as prescrições de estilos de vida denominados como saudáveis “para todos”.
O que se observa é que, mesmo com o avanço científico, a partir do aprimoramento constante dos recursos medicamentosos, bem como, a difusão dos hábitos saudáveis, ainda assim as experiências de sofrimento psíquico estão cada vez mais presentes na sociedade.
A Psicanálise apresenta contribuições significativas na leitura e intervenção dos estados de sofrimento psíquico, se constituindo como um campo do saber que privilegia a experiência singular. Método de investigação e tratamento construído por Sigmund Freud (1856-1939) a partir de sua escuta clínica e, enriquecido pelo ensino de Jacques Lacan (1901-1981), atualizou-se frente às questões de nosso tempo.
O curso em questão visa ofertar um ensino rigoroso dos fundamentos conceituais da teoria psicanalítica de modo articulado aos fenômenos contemporâneos, os quais se desenrolam no consultório do psicanalista, e em outros espaços, tais como: a escola, o judiciário e, na cultura de modo mais amplo.
Psicólogos, médicos, profissionais da saúde, e educadores encontrarão neste curso uma rica experiência educacional, a qual permitirá não apenas tomar como foco o sofrimento psíquico, e, portanto, processos relacionados ao que hoje se denomina Saúde Mental, mas também, considerar os efeitos do Inconsciente em variados fenômenos sociais e culturais.
A proposta do curso é inovadora, pois além de apresentar discussões sobre a teoria e a clínica psicanalítica, abre espaço para disciplinas que possibilitam vislumbrar uma atuação inspirada na Psicanálise em instituições sociais e experiências contemporâneas.
Objetivo do curso:
Promover conhecimento para compreensão dos processos psíquicos e culturais a partir da perspectiva da Psicanálise, e refletir sobre possibilidades de atuação inspiradas nos fundamentos éticos e conceituais psicanalíticos.
Público-alvo:
Graduados em psicologia, medicina, profissionais da área da saúde e da educação e demais públicos interessados na Psicanálise.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Você vai Aprender
- O mal estar da civilização e as experiências de sofrimento humano. Medicalização da vida. Os ideais e os imperativos sociais. Morte, luto e finitude. Amor, sexualidade e desejo. Pulsão e Falta. A dimensão trágica da vida. Freud e Lacan na atualidade.
- Epistemologia da psicanálise freudiana e lacaniana. Filosofia da psicanálise. Conceitos históricos da psicanálise freudiana. Pensamento e ciência moderna. Representacionismo. Racionalismo. Estruturalismo. A crítica lacaniana à psicanálise freudiana.
- História do movimento psicanalítico. Psicanálise & Psicoterapia. Epistemologia da psicanálise. O conceito de Inconsciente em Freud e Lacan. O Conceito de pulsão em Freud e Lacan. Clínica & metapsicologia. Ética & Ontologia.
- Os quatros conceitos da psicanálise e a práxis analítica. Inconsciente e a transferência. Resistência, repetição e a pulsão. O Real em questão.
- Constituição do sujeito a partir do tempo lógico: alienação/separação. Estádio do espelho como formador do eu. O grande outro e o outro semelhante. Os três tempos do Édipo. A dissolução do Complexo de Édipo. A Castração. Introdução às estruturas clínicas.
- Constituição do sujeito a partir do tempo lógico: alienação/separação. Estádio do espelho como formador do eu. O grande outro e o outro semelhante. Os três tempos do Édipo. A dissolução do Complexo de Édipo. A Castração. Introdução às estruturas clínicas.
- Enredo da neurose por uma ótica freudiana. Intersecção entre os aspectos conceituais e clínicos. Amplo panorama das descobertas e hipóteses de Sigmund Freud acerca dessa estrutura clínica. Os casos clínicos de Freud.
- Revisitando o Édipo e a extração das categorias clínicas. De Freud a Lacan. Principais reformulações conceituais e implicações clínicas. Do temor à castração e à função da linguagem na metáfora paterna e no sinthoma. Do narcisismo ao gozo.
- A hipótese do Autismo como quarta estrutura subjetiva. O Universal da estrutura psíquica e o singular. O processo de constituição do sujeito autista. O Real e a recusa da linguagem. A noção de borda autística. A direção do tratamento no autismo.
- Direção do tratamento em Freud e Lacan. Associação livre, construções em análise e interpretação. Modalidades de interpretação designados por Lacan. Início e final de análise.
- Introdução ao ensino de Jacques Lacan conforme a chamada segunda clínica lacaniana. A clínica do real por uma escuta do sentido à leitura do fora de sentido. Implicações do inconsciente transferencial ao inconsciente real. A responsabilidade da psicanálise nos diferentes cenários contemporâneos. A direção do tratamento enquanto experiência psicanalítica no laço social e os seus desdobramentos.
- A questão da análise leiga. Psicanálise, teoria, clínica, ensino e transmissão. Movimentos e instituições psicanalíticas. Ensino x Transmissão. A posição de rebotalho (“fazer-se de objeto a”). Direção de tratamento, da entrada à saída em análise. A ética na Psicanálise, uma ética do desejo. O lugar do analista diante das demandas do sujeito. A função da supervisão e seus efeitos. A função êxtima do supervisor e a transferência de trabalho. A Ética do Psicanalista diante do mal-estar contemporâneo. Intervenções possíveis nas instituições. Clínica social, redes e territórios. Campo da atuação da psicanálise para além da psicanálise padrão.
- A história da infância. As clínicas psicanalíticas com crianças. A infância para a psicanálise freudiana e lacaniana. A constituição subjetiva do sujeito. O conceito de Édipo em Freud e Lacan. A prática da clínica lacaniana com crianças.
- A constituição do sujeito em psicanálise. A psicanálise lacaniana e a adolescência. Adolescência na contemporaneidade. A crise da adolescência. O mal estar na adolescência: bulimia, suicídio, depressão e outras manifestações clínicas. A adolescência e o conflito com a lei. Manejos clínicos na adolescência.
- A ética psicanalítica. Intersecções entre psicanálise e a política. O inconsciente e a política. O sintoma social. Psicanálise em extensão ou extramuros. Psicanálise aplicada. O analista cidadão. Efeitos do discurso psicanalítico. Pesquisa e intervenção psicanalítica. A prática da psicanálise e seus efeitos políticos.
- Pacto civilizatório e suas ressonâncias de mal-estar no campo educativo. Educação como prática social em seus atravessamentos dos fenômenos de grupo. Ensinar e aprender na relação com a Pulsão e a Transferência. O Discurso do Mestre e suas incidências na medicalização da educação.
- O que é a saúde mental. Definições e problemas da psiquiatria clássica, as classificações psiquiátricas atuais e a psicanálise lacaniana. Do ideal “para todos” à singularidade do “um a um”.
- A criança e o adolescente – sujeitos de direito e desejo. Parentalidade. A guarda dos filhos na família em litígio. Alienação Parental. Abandono afetivo. A subjetividade na objetividade dos atos e fatos jurídicos. Perícia, assistência técnica e mediação familiar. Casos de semi-imputabilidade penal e inimputabilidade penal. O que a lei prevê e como o Psicanalista pode se posicionar sobre esta temática.
- Principais estratégias de manejo e compreensões da clínica a partir da Psicanálise. Compreensão do uso abusivo de álcool e outras drogas na contemporaneidade. Sintoma social em que a questão das substâncias psicoativas e seus efeitos é acrescida da complexidade. Tipos de sujeito ou processos de subjetivação em questão no capitalismo tardio. Respectivos contextos de uso em tempos de política de guerra às drogas.
- Intersecções possíveis entre psicanálise e arte. Freud e os artistas. O infamiliar. O surrealismo e a psicanálise na França. Lacan com os escritores. A escrita na psicanálise. O objeto entre a escrita e a leitura. O feminino e a letra.
- O analista frente a subjetividade de sua época. Incidência do simbólico e seu efeito civilizatório. Discursos subjetivantes e seus efeitos de mal-estar. Sexualidade. Imperativos Culturais. Ansiedade. Direção do tratamento.
(*) Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas de forma on-line com aula ao vivo.