Psicomotricidade Clínica e Institucional

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

O curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade Clínica e Institucional tem o objetivo de especializar, em âmbito pessoal e profissional, graduados nas áreas de educação, saúde e afins, para atuarem em Psicomotricidade, objetivando tanto a capacitação em nível superior, na formação de professores aptos a trabalhar em faculdades e universidades, como nas escolas, creches, asilos, hospitais, clínicas e empresas.

Objetivo:
Capacitar profissionais para atuar no contexto educacional: no ensino básico e ensino superior, incluindo educação especial e outras modalidades; e no contexto da saúde nos espaços Hospitalares: UTI, ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas, psicomotricidade aquática e terapia psicomotora atento as dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição, considerando as interfaces da saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e processos de desenvolvimento.

Público-Alvo:
Profissionais das áreas de Educação, Saúde e afins.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h.



Disciplinas

  • A entrevista familiar, o primeiro contato com a pessoa a ser atendida, a observação psicomotora, testes básicos em psicomotricidade, levantamento de dados, relatório final com diagnóstico e prognóstico para encaminhamento e intervenção clínica.
  • Conceito de esquema corporal. A expressão corporal, qualidade do movimento, a linguagem corporal da criança, significado dos gestos, a consciência e a inconsciência dos gestos, a dinâmica energética da depressão e do estresse, diagnóstico diferencial entre as alterações motoras, psicomotoras e psicopatológicas. Sintomas somatopsíquicos e psicossomáticos. Intervenção Psicomotora em estruturas atípicas, a corporeidade antropológica do corpo pensado e vivido, as questões étnicas no corpo, sociais e culturais.
  • Entendimento dos processos de crescimento e desenvolvimento do ser humano, principais teorias, Filogêneses, Ontogêneses, aspectos psicomotores nas etapas do desenvolvimento: período gestacional e do nascimento à terceira idade. O corpo em desenvolvimento: potencialidade e funcionalidade.
  • A Expressão escrita, importância da grafomotricidade, desenvolvimento neuropsicomotor sua relação com a grafomotricidade, transtornos do neurodesenvolvimento e as alterações na escrita, observações e avaliação da grafomotricidade, intervenção e estimulação para o desenvolvimento da escrita. A visão e o movimento, integração visomotora e sensorial, processamento visomotor.
  • Aspectos gerais e particulares da velhice no corpo e mente. Contribuições das práticas psicomotoras. Aspectos teóricos e práticos da gerontopsicomotricidade, Estudo do corpo/trabalho, contribuições das técnicas psicomotoras na sua aplicação ao corpo/trabalho. A adaptação do corpo por meio da consciência do gesto motor nas ações ergonômicas, conceitos e observações sobre a postura.
  • Histórico; Conceitos; Fundamentos da psicomotricidade; Eixos Psicomotores, Áreas de Atuação do Psicomotricista: clínica e Institucional, Lei de 13.794/2019, Diferentes Concepções Psicomotoras, vertentes e bases teóricas e filosóficas, principais pensadores, ética do profissional.
  • Vivência da prática psicomotora dirigida para os valores éticos e metodológicos. Reconhecimento e integração da complexidade inerente ao humano. Diferentes estratégias de intervenção e vivências psicomotoras clínicas. Sensibilização para a consciência de si no exercício da psicomotricidade. Observação: a disciplina será ministrada por professores com diversas formações em psicomotricidade, em espaço apropriado (sala ampla, sem mobiliário, com aparelho de som). O material, quando necessário, será solicitado aos alunos pelo portal.
  • Vivência da prática psicomotora dirigida para os valores éticos e metodológicos. Reconhecimento e integração da complexidade inerente ao humano. Diferentes estratégias de intervenção e vivências da Psicomotricidade Institucional, Sensibilização para a consciência de si no exercício da psicomotricidade. Observação: a disciplina será ministrada por professores com diversas formações em psicomotricidade, em espaço apropriado (sala ampla, sem mobiliário, com aparelho de som). O material, quando necessário, será solicitado aos alunos pelo portal.
  • Técnicas psicomotoras funcionais, relacionais, transpsicomotricidade e neurológica: métodos, conceitos, históricos, estratégias, didáticas e aplicações.
  • Maturação e desenvolvimento motor do ser humano, bem como dos fatores que os afetam; O movimento humano e suas relações. Os elementos básicos da Aprendizagem motora: Habilidades motoras, práticas, estágios da aprendizagem, processamento de informação e tomada de decisão, feedback, atenção e memória. O sistema nervoso no movimento e o ajuste motor. Introdução a fisiologia e anatomia do movimento.
  • A psicomotricidade e a criança de 0 a 3 anos, a psicomotricidade e a criança de 4 a 6 anos, o currículo e os documentos educacionais brasileiros na Educação Infantil e a Psicomotricidade, o papel do psicomotricista na Educação Infantil, planejamento de atuação, triagens e os eixos psicomotores no desenvolvimento de experiências.
  • Conceitos, classificação e base teórica sobre o brincar, o jogo e a ludicidade. O brincar, o jogo e a ludicidade no desenvolvimento psicomotor, vivências, observações e estratégias, jogos cooperativos.
  • O papel do psicomotricista nas Instituições, tipos de instituições em que o psicomotricista poderá atuar, psicomotricidade escolar, triagens, observações, plano de trabalho, desenvolvimento das experiências psicomotoras, psicomotricidade aquática, profilaxia.
  • Instabilidades, defasagens, perturbações, deficiências e transtornos psicomotores, Aspectos históricos, conceituais e educacionais da educação inclusiva, implicações para a aquisição e para o desenvolvimento e a aprendizagem. A educação Inclusiva e a psicomotricidade. O processo de inclusão do portador de deficiência na família, na sociedade e no ensino regular, transtornos relacionados a motricidade e atraso do desenvolvimento infantil, comportamentos psicomotores atípicos.
  • Orientações do professor para proposta de intervenção. Elaboração do projeto de intervenção. Socialização do contato inicial, diagnóstico e avaliação da instituição.
  • Apresentação do projeto de intervenção, retirada de dúvidas, orientação para continuidade das intervenções.
  • Estudo de casos, apresentação do relatório final e resultados.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

(***) Carga Horária destina a atividades de estágio e elaboração de relatório.

(****) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Diferenciais

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

  • O curso obedece às normas e orientações da Associação Brasileira de Psicomotricidade.