Psicomotricidade

Pós-Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A Pós-graduação em Psicomotricidade irá abordar a psicomotricidade em sua totalidade. O curso inicia-se contextualizando essa área do conhecimento e analisando o processo histórico de sua construção. Em seguida, será vista sua aplicação, de forma prática, nas diferentes etapas da educação básica. Por fim, será abordada a importância do desenvolvimento psicomotor na fase adulta e na senilidade, dessa forma capacitando o profissional para um trabalho qualificado com psicomotricidade em todas as fases da vida.

* Com base na Lei nº 13.794 de 03/01/2019, para possuir a habilitação de Psicomotricista, é necessário que o profissional possua Curso Superior em Psicomotricidade. 

Objetivos:
Promover a capacitação em psicomotricidade para que profissionais de educação física, pedagogia, terapia ocupacional, psicoterapias e áreas afins atuem na organização, planejamento e educação psicomotora, construindo um planejamento de intervenção psicomotora para estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e social de alunos de diferentes idades em espaços de educação formais, informais e terapêuticos.

- Identificar a evolução histórica da psicomotricidade.
- Descrever os elementos que compõem o desenvolvimento motor, cognitivo e social.
- Analisar a importância do desenvolvimento psicomotor em todas as etapas da vida.
- Construir programas de intervenção para desenvolvimento motor, cognitivo e social.
- Avaliar o desenvolvimento psicomotor de alunos de diferentes faixas etárias.

Público-Alvo:
Profissionais de educação física, pedagogos, terapeutas ocupacionais, psicoterapeutas, entre outros profissionais da saúde e da educação.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Surgimento da psicomotricidade enquanto campo de estudo, incluindo suas definições e conceitos definidos ao longo do tempo. Os componentes da psicomotricidade, seus conceitos, aplicações e manifestações nas diferentes idades da infância. A importância da psicomotricidade para as relações sociais. As possibilidades de uma abordagem transdisciplinar no estudo do movimento por meio da psicomotricidade. O processo de educação e reeducação psicomotora, enfatizando a atuação do profissional psicomotricista nesses processos.
  • A teoria de Henri Wallon, um dos pioneiros no ramo da psicomotricidade. A inter-relação entre aspectos cognitivos, motores e afetivos no desenvolvimento psicomotor. As diferentes características dos estágios de desenvolvimento proposto por Wallon: impulsivo, tônico-emocional, sensório-motor, projetivo, personalístico, da puberdade e da adolescência.
  • As relações entre cognição e movimento sob viés da psicomotricidade. As influências entre psiquismo e motricidade. As relações entre motricidade, conduta ética e as relações sociais. O processo de aquisição motora, bem como estratégias pedagógicas para aquisição motora e simbólica.
  • A psicomotricidade na infância. As manifestações físicas, cognitivas e psicossociais relacionadas a psicomotricidade. Os elementos do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na primeira infância, na segunda infância e na terceira infância. As atribuições dos profissionais de educação física no desenvolvimento durante a infância.
  • A psicomotricidade na adolescência. As manifestações físicas, cognitivas e psicossociais relacionadas à psicomotricidade. Os elementos do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na adolescência. A importância do exercício físico no crescimento e desenvolvimento corporal e motor.
  • A psicomotricidade na vida adulta e na terceira idade. As manifestações físicas, cognitivas e psicossociais e seus elementos. O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial durante a vida adulta e na terceira idade. A importância da aptidão física e do exercício físico na vida adulta e na terceira idade. As atribuições dos profissionais de educação física no desenvolvimento durante a vida adulta e terceira idade.
  • Os princípios da aprendizagem motora. As características das habilidades motoras. As habilidades motoras de acordo com sua função, ambiente e tarefa. O processo de aprendizagem motora no contexto da aquisição, retenção e transferência de habilidades. O papel do profissional de educação física no processo de aprendizagem das habilidades e competências motoras.
  • Os processos de crescimento, maturação e desenvolvimento humano. Os conceitos e diferencia crescimento, maturação e desenvolvimento humano. As fases do desenvolvimento humano sob um viés motor, cognitivo, afetivo e social. O processo de desenvolvimento cognitivo associado ao desenvolvimento psicomotor. Os conceitos de assimilação e acomodação da teoria piagetiana de desenvolvimento cognitivo e psicomotor.
  • O desenvolvimento integral do sujeito. O desenvolvimento humano pelos aspectos motores, cognitivos e sociais. Os diferentes estágios do desenvolvimento motor a partir da teoria de Gallahue e Ozmun. Os diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo a partir da perspectiva de Piaget e exemplos de atividades adequadas a cada estágio. O desenvolvimento social a partir da perspectiva de Vigotski.
  • Os processos de uma intervenção em aprendizagem motora. Os processos de aquisição e retenção de habilidades motoras. Formas de facilitar a aprendizagem motora. A aquisição de habilidades motoras a partir de estratégias de facilitação da aprendizagem motora. Construção de programas de intervenção motora.
  • Os elementos de uma intervenção psicomotora a partir dos jogos. O potencial pedagógico psicomotor dos jogos e atividades lúdicas. A utilização dos jogos como forma de desenvolvimento motor, cognitivo e social. As possibilidades pedagógicas psicomotoras a partir de intervenções pautadas em atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.
  • A psicomotricidade na vida adulta e na terceira idade. As manifestações físicas, cognitivas e psicossociais e descreve seus elementos. O desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial durante a vida adulta e na terceira idade. A importância da aptidão física e do exercício físico na vida adulta e na terceira idade. As atribuições dos profissionais de educação física no desenvolvimento durante a vida adulta e terceira idade.

*