logo da censupeg
  • Portal Online

       Portal Online
    • Inscreva-se vestibular
    • Continuar inscrição
    • Aluno Graduação
    • Aluno Pós-Graduação
    • Professor Graduação
    • Professor Pós-graduação
    • Gestão da unidade
    • Consultor
  • Cursos

       Cursos
    • Graduação EAD
    • Pós-Graduação EAD
    • Pós-Graduação Presencial
    • Pós-Graduação On-line com Aulas ao Vivo
    • Todos os cursos
  • Conheça o grupo

       Institucional
    • Saeshia
    • Quem somos
    • Jeito Censupeg de ser
    • Responsabilidade social
    • Ouvidoria
    • Programa de integridade
    • Proteção de dados

    •  Educação
    • Metodologias ativas de aprendizagem
    • Universo Neuropsicopedagogia
    • Referência em saúde
    • Conectativos
  • Faculdade Censupeg

       Regulação
    • Comissão própria de avaliação
    • PDI - Faculdade CENSUPEG
    • Portaria MEC
    • Parcerias
    • História da faculdade

    •  Acessos
    • Onde estamos
    • Autenticação de documentos
    • Carteira de estudante
    • Editais
    • Mentor PIPA
    • Selo Empreendedor
  • Blog
  • Ebooks
  • Contato
  • |
  • Menu acessível

Psicopedagogia

Pós-Graduação EAD

  • Apresentação
  • Disciplinas
  • Perguntas frequentes

Apresentação

Objetivos:
O curso tem como objetivo a formação de profissionais capacitados para detectar as causas das dificuldades de aprendizagem e encaminhar para processos corretores que atendam o aluno numa visão global, ajudando-o a superar seus obstáculos educacionais.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.


Disciplinas

Pensamento Científico na Educação
  • Introdução ao pensamento científico. Os principais tipos de conhecimento. As posições da ciência moderna. Evolução da ciência e do pensamento científico no ambiente acadêmico. Os profissionais da educação e a importância do acompanhamento do trabalho científico da atualidade. A escola como local de conhecimento. Ciência como sistema de busca e produção de conhecimento. Aprendizagem em rede. Prática docente e gestão do conhecimento. Projeto científico.
Alfabetização e Letramento: Desenvolvimento e Apropriação
  • Concepções teórico-metodológicas da alfabetização. A escrita como sistema de codificação ou representação. A abordagem teórica no enfoque socioconstrutivista. Didática dos níveis de alfabetização. Processos de ensinar e aprender alfabetização. A função social da escrita. Alfabetização e letramento. Inserção no cotidiano escolar da educação básica.
Literatura Infantojuvenil
  • Surgimento da literatura infantojuvenil. Consolidação da literatura infantojuvenil como gênero literário de expressão. Formação de uma literatura infantojuvenil nacional. Papel da literatura na formação de crianças e jovens. Especificidades do livro infantil e do livro para adolescentes: linguagem, forma e conteúdo. Papel e prática dos professores no trabalho com a literatura infantojuvenil. Legislação educacional e as diretrizes para o trabalho com literatura na escola. Importância da ilustração. Principais autores nacionais e suas obras. Análise de obras e projetos de leitura. Poesia, ficção e dramaturgia para crianças e jovens. Critérios de seleção do livro infantil e juvenil. A leitura da literatura infantil e juvenil na escola. Proposições metodológicas para elaboração de material didático. Tendências atuais para o público infantil e juvenil na literatura.
Alfabetização e Letramento: Conceitos e Processos
  • Abordagem histórica dos conceitos e métodos de alfabetização e letramento. Modelos de letramento e práticas de alfabetização. Os eixos das capacidades linguísticas na alfabetização: leitura, escuta, escrita e oralidade. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar. Avaliação na alfabetização. Distúrbios de aprendizagem. Ambiente alfabetizador. Perfil do Professor alfabetizador.
Teorias da Aprendizagem
  • Principais teorias e teóricos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Teorias inatistas, ambientalistas, interacionistas e sociointeracionistas. Práticas pedagógicas liberais. Pedagogia da Escola Nova. Práticas progressistas. A epistemologia genética e a contribuição de Piaget para a pedagogia. Teoria sócio-histórico-cultural da aprendizagem. A importância das ideias de Vygotsky. O afeto e a construção do conhecimento em Wallon. Contribuições de Emilia Ferreiro. Método montessoriano e materiais para o desenvolvimento. O método natural de Célestin Freinet. Método Paulo Freire. Contribuições de Madalena Freire. A aprendizagem em espiral de Bruner. Ausubel e a aprendizagem significativa. A teoria das inteligências múltiplas de Gardner. Perrenoud e a teoria das competências. Importância das teorias de aprendizagem na formação dos professores.
Fundamentos da Educação Especial
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
Fundamentos da Psicopedagogia
  • A psicopedagogia como área de estudo e seus pressupostos teóricos e técnicos. A instituição educacional e as possibilidades de intervenção no processo de aprendizagem de seus agentes. Propostas práticas de atuação da psicopedagogia no contexto da instituição educacional; a Teoria Geral dos Sistemas; subsídios para o desenvolvimento da formação do educador; relação do educado com o educando; relação da família com a escola.
Psicologia do Desenvolvimento
  • Contexto histórico do surgimento da Psicologia do Desenvolvimento. Correntes teóricas mais importantes, principais estudiosos e suas contribuições para esse campo do conhecimento. Fases do desenvolvimento humano, abrangendo os aspectos intelectuais, afetivos e sociais. Pressupostos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações no processo pedagógico. Contribuições da Psicologia na prática escolar cotidiana.
Didática
  • Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.
Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.
Metodologia do Ensino de Matemática - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Conceito histórico da matemática na educação. Conteúdos e metodologias para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e Educação Infantil. Análise das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil – RECNEI, BNCC para o ensino de Matemática. Processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Elaboração de projeto didático para o ensino de matemática nos anos iniciais e na educação infantil e seus conteúdos básicos. Análise crítico- construtiva de livros didáticos de matemática para os anos iniciais.
Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora
  • Aspectos históricos, conceitos, classificação, causas e legislação referentes à deficiência intelectual, física e psicomotora. Prática pedagógica com alunos com deficiência intelectual e/ou deficiência física. Inclusão escolar e acessibilidade de crianças com deficiência. Adaptações curriculares e procedimentos de ensino. Políticas públicas referentes à educação especial no Brasil.
Psicologia da Educação
  • Questões psicológicas que envolvem a constituição subjetiva do ser humano e sua vida em sociedade, especialmente no espaço relacional da escola. Conexões entre psicologia, psicanálise e educação. A responsabilidade social dos pais. Relação entre família e escola. Educação da criança. O espaço educativo e o desenvolvimento cognitivo. Fracasso e violência escolar. O campo de transferência e o papel do professor. Conceito psicanalítico de ética e seus princípios educativos.


Diferenciais

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.


Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.


Parcelas de R$149,41 por
R$88,90*
até o vencimento com código de desconto.
Informações por WhatsApp Inscreva-se

Sobre o curso

  • 600 horas.
  • Duração: 12 ou 6 Meses
  • 13 Disciplinas
  • Pós-Graduação EAD
  • 15% desconto de pontualidade*

Logomarca da Faculdade Censupeg na cor branca.

Acesso rápido
  • Intranet
  • Menu acessível
  • Projetos de pesquisa
  • Universidade Corporativa
  • Webmail
Entre em contato
  • 0800 600 6808
  • censupeg@censupeg.com.br

Fique por dentro de tudo

Preencha o formulário para receber mais informações sobre a faculdade.

Ao informar meus dados, concordo* em receber comunicações da Faculdade CENSUPEG como notícias, conteúdos e oferta de cursos de acordo com a Política de privacidade.
*Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.


  • Política de privacidade
  • Editais
  • Regimento Institucional
© Faculdade Censupeg | Direitos Reservados
Checkout!