Psicoterapia Corporal

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

Especializar e possibilitar aos psicólogos a atuarem na área da Psicologia Clínica, agregando o conhecimento da Psicoterapia Corporal, como forma de enriquecimento complementar aos seus respectivos campos de atividades, bem como sua aplicação prática no exercício da clínica privada, na saúde pública e no âmbito social. Proporcionar ao estudante uma reflexão sobre a dimensão somática dos fenômenos psíquicos, de forma a redimensionar a epistemologia dicotômica entre processos mentais e corporais. Conhecer os principais princípios teóricos e terapêuticos das terapias reichianas e pós-reichianas, através de estudos e vivências, de forma a sensibilizar o estudante para a abordagem psicocorporal do processo terapêutico. Instrumentalizar o estudante para a aplicação de técnicas de diagnóstico e intervenção no âmbito da psicoterapia corporal em diversos contextos de atuação e com pacientes de diversas fases do desenvolvimento e sintomatologias.

Objetivos do Curso: 
* Especializar e possibilitar aos psicólogos a atuarem na área da Psicologia Clínica, agregando o conhecimento da Psicoterapia Corporal, como forma de enriquecimento complementar aos seus respectivos campos de atividades, bem como sua aplicação prática no exercício da clínica privada, na saúde pública e no âmbito social. 
* Proporcionar ao estudante uma reflexão sobre a dimensão somática dos fenômenos psíquicos, de forma a redimensionar a epistemologia dicotômica entre processos mentais e corporais. 
* Conhecer os principais princípios teóricos e terapêuticos das terapias reichianas e pós-reichianas, através de estudos e vivências, de forma a sensibilizar o estudante para a abordagem psicocorporal do processo terapêutico. 
* Instrumentalizar o estudante para a aplicação de técnicas de diagnóstico e intervenção no âmbito da psicoterapia corporal em diversos contextos de atuação e com pacientes de diversas fases do desenvolvimento e sintomatologias.

Público-Alvo:
Profissionais Graduados em Psicologia e Psiquiatria.

Formato do Curso: 
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 



Disciplinas

  • Histórico e Desenvolvimento das Psicoterapias Corporais. O corpo na psicoterapia. Paradigma integrativo/sistêmico da integração corpo/psiquismo. Ética em Psicoterapia Corporal.
  • Princípios básicos da Psicanálise Freudiana: Inconsciente, Pulsão, Sexualidade Infantil, Formações do Inconsciente, Transferência e Resistência.
  • Princípios básicos de Psicanálise nos autores da Escola Inglesa das Relações Objetais. Contribuições de Melanie Klein e Donald Winnicott para a compreensão do desenvolvimento do ego primitivo.
  • Articulação teórica, prática e terapêutica em Psicoterapia Corporal e sua articulação com os conceitos psicanalíticos.
  • Wilhelm Reich: vida e obra. Desenvolvimento da Análise do Caráter. Estudos sobre a Função do Orgasmo. Conceitos centrais: caráter, couraça, autorregulação, transferência e resistência.
  • A Vegetoterapia Caracteroanalítica: princípios teóricos e técnicos em Reich e contribuições dos pós-reichianos. A disposição segmentar do encouraçamento. A técnica: actings da Vegetoterapia e sua sistematização.
  • Histórico da Análise Bioenergética: da origem aos dias atuais. O corpo em Psicoterapia. O conceito de bioenergia: pulsação, estase, vibração e couraça. Introdução ao Desenvolvimento e Análise do Caráter.
  • O desenvolvimento do conceito e técnica do Grounding. Exercícios de Bioenergética para diferentes finalidades terapêuticas. A técnica como interpretação em psicoterapia bioenergética.
  • Histórico da Psicologia Formativa: da origem aos dias atuais. Princípios teóricos e técnicos básicos: anatomia emocional, realidade somática, padrões de distresse. O método da corporificação da experiência como estratégia terapêutica. Uso dos somagramas.
  • Introdução ao Campo DEP. A consciência e suas manifestações. O inconsciente emergente. Estados de consciência e seu desenvolvimento na DEP
  • Articulação teórica, prática e terapêutica em Psicoterapia Corporal. Diagnóstico e intervenção com base na compreensão das funções caracterológicas e seus respectivos mecanismos de sobrevivência, a partir da Leitura Corporal.
  • Histórico da Psicologia Biodinâmica: da origem aos dias atuais. Princípios teóricos e técnicos básicos: psicoperistalse, uso do toque e massagem, trabalho com as resistências, método da parteira, personalidade primária e secundária
  • Histórico da Biossíntese: da origem aos dias atuais. Compreensão embriológica da personalidade: camadas do endoderma, ectoderma e mesoderma. Princípios terapêuticos de Grounding, Facing, Centering e Sounding. Ressonância, conexão e bioespiritualidade. Sinais de Contato e elementos dos Toques em biossíntese: Terra, ar, fogo e água.
  • Aspectos psicodinâmicos do desenvolvimento das relações objetais primárias. A constituição psicossomática e a influência no desenvolvimento de defesas de caráter esquizoides e orais. Leitura Corporal e Intervenção.
  • Aspectos psicodinâmicos do desenvolvimento da etapa de autonomia neuromuscular da criança. As fases anais primária e secundária: a influência no desenvolvimento de defesas de caráter narcisista e masoquista. Leitura Corporal e Intervenção
  • Aspectos psicodinâmicos do desenvolvimento da sexualidade fálica infantil. Estruturação de defesas de caráter rígidas. A rigidez na clínica contemporânea e os novos corpos: leitura corporal e intervenção.
  • O vínculo terapêutico em Psicoterapia Corporal. O papel do contato e toque na relação terapeuta/paciente. Aspectos comunicacionais e dialógicos. Fenômenos transferenciais, contratranferenciais na relação terapêutica e seu manejo clínico.
  • O brincar como recurso diagnóstico e terapêutico em Psicoterapia Corporal. O desenvolvimento do caráter na criança e adolescente. Manejo do setting. Técnicas Psicocorporais Aplicadas. O papel dos pais.
  • O processo de entrevista em Psicoterapia Corporal. Construção e manejo do setting: aspectos do contrato terapêutico, disposição da sala, postura profissional. Questões sobre anamnese, diagnóstico, plano de psicoterapia. Práticas de supervisão.
  • Revisão sobre diagnóstico e intervenções das defesas de caráter em Psicoterapia Corporal. Métodos e técnicas de trabalho sobre sintomas caracteriológicos e seus aspectos saudáveis. Práticas supervisionadas.
  • Discussão sobre contratransferência, transferência e ressonância em Psicoterapia Corporal. Métodos e técnicas de trabalho sobre a relação psicoterapêutica. Práticas supervisionadas.
  • Revisão sobre a aplicação de técnicas em Psicoterapia Corporal. Articulação entre Psicodinâmica e Intervenção sobre o corpo. Práticas supervisionadas.
  • Revisão geral sobre aspectos teóricos e técnicos da clínica psicocorporal. O trabalho com as emoções e psicopatologias. Práticas Supervisionadas.
  • Discute concepções de aprendizagens e sua relação com as Neurociências, mostrando qual o papel do aluno e do professor neste processo. Estuda a definição e concepção das Metodologias Ativas de Aprendizagem, bem como técnicas que podem ser práticas trabalhados no Ensino Superior, utilizando desde a tecnologia até aos diferentes recursos educacionais.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita. Revisão geral sobre aspectos teóricos e técnicos da clínica psicocorporal. O trabalho com as emoções e psicopatologias. Práticas Supervisionadas.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

Diferenciais

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.