Psicoterapia Corporal
Pós-Graduação Presencial
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Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
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Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.
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Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.
Protagonismo em Ação
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Apresentação
Especializar e possibilitar aos psicólogos a atuarem na área da Psicologia Clínica, agregando o conhecimento da Psicoterapia Corporal, como forma de enriquecimento complementar aos seus respectivos campos de atividades, bem como sua aplicação prática no exercício da clínica privada, na saúde pública e no âmbito social. Proporcionar ao estudante uma reflexão sobre a dimensão somática dos fenômenos psíquicos, de forma a redimensionar a epistemologia dicotômica entre processos mentais e corporais. Conhecer os principais princípios teóricos e terapêuticos das terapias reichianas e pós-reichianas, através de estudos e vivências, de forma a sensibilizar o estudante para a abordagem psicocorporal do processo terapêutico. Instrumentalizar o estudante para a aplicação de técnicas de diagnóstico e intervenção no âmbito da psicoterapia corporal em diversos contextos de atuação e com pacientes de diversas fases do desenvolvimento e sintomatologias.
Objetivos do Curso:
* Especializar e possibilitar aos psicólogos a atuarem na área da Psicologia Clínica, agregando o conhecimento da Psicoterapia Corporal, como forma de enriquecimento complementar aos seus respectivos campos de atividades, bem como sua aplicação prática no exercício da clínica privada, na saúde pública e no âmbito social.
* Proporcionar ao estudante uma reflexão sobre a dimensão somática dos fenômenos psíquicos, de forma a redimensionar a epistemologia dicotômica entre processos mentais e corporais.
* Conhecer os principais princípios teóricos e terapêuticos das terapias reichianas e pós-reichianas, através de estudos e vivências, de forma a sensibilizar o estudante para a abordagem psicocorporal do processo terapêutico.
* Instrumentalizar o estudante para a aplicação de técnicas de diagnóstico e intervenção no âmbito da psicoterapia corporal em diversos contextos de atuação e com pacientes de diversas fases do desenvolvimento e sintomatologias.
Público-Alvo:
Profissionais Graduados em Psicologia e Psiquiatria.
Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma
vez ao mês, das 8 às 18h.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Histórico e Desenvolvimento das Psicoterapias Corporais. O corpo na psicoterapia. Paradigma integrativo/sistêmico da integração corpo/psiquismo. Ética em Psicoterapia Corporal.
- Princípios básicos da Psicanálise Freudiana: Inconsciente, Pulsão, Sexualidade Infantil, Formações do Inconsciente, Transferência e Resistência.
- Princípios básicos de Psicanálise nos autores da Escola Inglesa das Relações Objetais. Contribuições de Melanie Klein e Donald Winnicott para a compreensão do desenvolvimento do ego primitivo.
- Articulação teórica, prática e terapêutica em Psicoterapia Corporal e sua articulação com os conceitos psicanalíticos.
- Wilhelm Reich: vida e obra. Desenvolvimento da Análise do Caráter. Estudos sobre a Função do Orgasmo. Conceitos centrais: caráter, couraça, autorregulação, transferência e resistência.
- A Vegetoterapia Caracteroanalítica: princípios teóricos e técnicos em Reich e contribuições dos pós-reichianos. A disposição segmentar do encouraçamento. A técnica: actings da Vegetoterapia e sua sistematização.
- Histórico da Análise Bioenergética: da origem aos dias atuais. O corpo em Psicoterapia. O conceito de bioenergia: pulsação, estase, vibração e couraça. Introdução ao Desenvolvimento e Análise do Caráter.
- O desenvolvimento do conceito e técnica do Grounding. Exercícios de Bioenergética para diferentes finalidades terapêuticas. A técnica como interpretação em psicoterapia bioenergética.
- Histórico da Psicologia Formativa: da origem aos dias atuais. Princípios teóricos e técnicos básicos: anatomia emocional, realidade somática, padrões de distresse. O método da corporificação da experiência como estratégia terapêutica. Uso dos somagramas.
- Introdução ao Campo DEP. A consciência e suas manifestações. O inconsciente emergente. Estados de consciência e seu desenvolvimento na DEP
- Articulação teórica, prática e terapêutica em Psicoterapia Corporal. Diagnóstico e intervenção com base na compreensão das funções caracterológicas e seus respectivos mecanismos de sobrevivência, a partir da Leitura Corporal.
- Histórico da Psicologia Biodinâmica: da origem aos dias atuais. Princípios teóricos e técnicos básicos: psicoperistalse, uso do toque e massagem, trabalho com as resistências, método da parteira, personalidade primária e secundária
- Histórico da Biossíntese: da origem aos dias atuais. Compreensão embriológica da personalidade: camadas do endoderma, ectoderma e mesoderma. Princípios terapêuticos de Grounding, Facing, Centering e Sounding. Ressonância, conexão e bioespiritualidade. Sinais de Contato e elementos dos Toques em biossíntese: Terra, ar, fogo e água.
- Aspectos psicodinâmicos do desenvolvimento das relações objetais primárias. A constituição psicossomática e a influência no desenvolvimento de defesas de caráter esquizoides e orais. Leitura Corporal e Intervenção.
- Aspectos psicodinâmicos do desenvolvimento da etapa de autonomia neuromuscular da criança. As fases anais primária e secundária: a influência no desenvolvimento de defesas de caráter narcisista e masoquista. Leitura Corporal e Intervenção
- Aspectos psicodinâmicos do desenvolvimento da sexualidade fálica infantil. Estruturação de defesas de caráter rígidas. A rigidez na clínica contemporânea e os novos corpos: leitura corporal e intervenção.
- O vínculo terapêutico em Psicoterapia Corporal. O papel do contato e toque na relação terapeuta/paciente. Aspectos comunicacionais e dialógicos. Fenômenos transferenciais, contratranferenciais na relação terapêutica e seu manejo clínico.
- O brincar como recurso diagnóstico e terapêutico em Psicoterapia Corporal. O desenvolvimento do caráter na criança e adolescente. Manejo do setting. Técnicas Psicocorporais Aplicadas. O papel dos pais.
- O processo de entrevista em Psicoterapia Corporal. Construção e manejo do setting: aspectos do contrato terapêutico, disposição da sala, postura profissional. Questões sobre anamnese, diagnóstico, plano de psicoterapia. Práticas de supervisão.
- Revisão sobre diagnóstico e intervenções das defesas de caráter em Psicoterapia Corporal. Métodos e técnicas de trabalho sobre sintomas caracteriológicos e seus aspectos saudáveis. Práticas supervisionadas.
- Discussão sobre contratransferência, transferência e ressonância em Psicoterapia Corporal. Métodos e técnicas de trabalho sobre a relação psicoterapêutica. Práticas supervisionadas.
- Revisão sobre a aplicação de técnicas em Psicoterapia Corporal. Articulação entre Psicodinâmica e Intervenção sobre o corpo. Práticas supervisionadas.
- Revisão geral sobre aspectos teóricos e técnicos da clínica psicocorporal. O trabalho com as emoções e psicopatologias. Práticas Supervisionadas.
- Discute concepções de aprendizagens e sua relação com as Neurociências, mostrando qual o papel do aluno e do professor neste processo. Estuda a definição e concepção das Metodologias Ativas de Aprendizagem, bem como técnicas que podem ser práticas trabalhados no Ensino Superior, utilizando desde a tecnologia até aos diferentes recursos educacionais.
- Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
- Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita. Revisão geral sobre aspectos teóricos e técnicos da clínica psicocorporal. O trabalho com as emoções e psicopatologias. Práticas Supervisionadas.
(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.