Reabilitação Cognitiva

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

Habilitar profissionais da área de saúde e educação para atuar na reabilitação cognitiva.

Objetivos:
* Instrumentalizar-se com teoria e prática em reabilitação cognitiva, no sentido de capacitar pacientes e familiares a conviver, lidar, contornar, reduzir ou superar deficiências cognitivas, emocionais e sociais, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida.
* Estabelecer protocolos de estimulação cognitiva e atuar junto a pacientes que sofreram perdas nas funções cognitivas ou que não a desenvolveram independentemente de sua natureza, como doenças neurológicas, perdas cognitivas decorrentes de envelhecimento; doenças psiquiátricas; transtorno do neurodesenvolvimento; TCE – traumatismo crânio-encefálico, etc..
* Aprimorar a prática profissional, levando em conta as exigências de atuação multiprofissional.

Público-Alvo: 
Neuropsicólogo(a), Fonoaudiólogo(a), Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro(a), Fisioterapeuta, Neuropsicopedagogo(a), que tenham comprovada vivência prática no trato direto com pacientes.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 



Disciplinas

  • Estuda as doenças neurológicas, neurocirúrgicas, psiquiátricas e neurovegetativas, bem como as peculiaridades de cada doença no processo de reabilitação.
  • Estuda o desenvolvimento e a maturação do Sistema Nervoso Central; a plasticidade cerebral, as principais neuropatologias e distúrbios cerebrais que interferem na função cognitiva. Analisa as consequências neuropsicológicas das lesões cerebrais; os mecanismos de lesão e diferenças individuais na recuperação funcional.
  • Analisa os níveis de diagnóstico e os modelos de reabilitação, bem como o modelo das sete fases de Kanfer.
  • Avaliação Cognitiva, do Comportamento e Funcionais Revisão dos instrumentos cognitivos e funcionais: padronizados, qualitativos, de rastreio e ecológicos. Plano de Reabilitação Cognitiva [programa]
  • Estuda as fases de reabilitação cognitiva, bem como as estratégias de intervenção.
  • Analisa e estuda os instrumentos para a reabilitação cognitiva. Seleciona e confecciona material de intervenção.
  • Estuda o resultado da avaliação cognitiva e elabora o Plano de Reabilitação Cognitiva.
  • Analisa os resultados das AVDs e AFs e elabora o Plano de Reabilitação. Estuda as diferentes formas de tratamento.
  • Analisa as técnicas e estratégias de reabilitação nas demências, nas funções executivas, traumatismo crânio enfecálico, sequelas pós traumatismo craniano e déficits graves das funções executivas.
  • Confecciona portfólio com técnicas e estratégias em reabilitação cognitiva com a finalidade de trabalho de estimulação cognitiva.
  • Confecciona portfólio com técnicas e estratégias em reabilitação cognitiva com a finalidade de trabalho de estimulação cognitiva.
  • Estudo da formação do professor universitário: o contexto histórico e perspectivas. Análise das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar. Caracterização da aula no ensino superior, e o planejamento, a organização e a avaliação na educação superior.
  • Estuda a ciência e a evolução desta ao longo dos tempos; as formas de conhecimento e o conhecimento científico; a estrutura do trabalho científico e os métodos científicos. Discute as etapas do projeto de pesquisa, os tipos de pesquisa, a ética na pesquisa e, também, as técnicas de resumo e fichamento e a normalização de trabalhos científicos e acadêmicos.
  • Aprofunda o tema relacionado ao projeto individual do aluno e sua interface com as teorias da temática escolhida pelo aluno para pesquisar.

(*) Estas disciplinas serão desenvolvidas por situações de CDE – Centro Digital de Estudos.

Diferenciais

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.


Supervisora Técnica


Profa. Dra. Rita Margarida Toler Russo

Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga – Pedagoga – Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.