Reabilitação Cognitiva

Pós-Graduação On-line com Aula ao Vivo

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • O curso está voltado para um nicho de mercado em franca expansão, uma vez que formará profissionais especializados no atendimento da população dita da terceira idade

  • A natureza interdisciplinar do curso possibilitará ao egresso uma visão abrangente da condição e das necessidades biopsicossociais do idoso

  • O curso volta-se para as necessidades do idoso, visando disponibilizar meios e ferramentas para melhoria da qualidade de vida e inserção desse idoso na sociedade

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Em sintonia com as demandas geradas pelo constante desenvolvimento de nossa sociedade, a Faculdade CENSUPEG reconhecida pela qualidade dos seus serviços e pelo comprometimento social e ético, apresenta o Curso de Reabilitação Cognitiva, dirigido à instrumentalização de profissionais da área da saúde. 

O objetivo do curso de Reabilitação Cognitiva é preparar profissionais para a condução de diferentes estratégias e técnicas para o tratamento direcionado às alterações cognitivas, emocionais, comportamentais e de aprendizagem, desordens degenerativas relacionadas ou não ao envelhecimento e associadas à uma condição de dano ou disfunção cerebral em quadros neurológicos ou neuropsiquiátricos. 

O curso também prepara o profissional para atuar na minimização do impacto dessas alterações, dando ao paciente autonomia em atividades funcionais da vida diária, auxiliando sua reinserção social, profissional e acadêmica e promovendo melhores condições de saúde e qualidade de vida, dentro de suas eventuais limitações. 

Para atingir tais propósitos, contamos com profissionais experientes na área, que darão todo o suporte teórico e prático ao longo do curso. O diferencial do curso está exatamente na grande experiência de seu corpo docente, cuja excelência profissional, didática e comportamental, transmitida ao acadêmico egresso, capacitando-o para um acesso seguro ao mercado de trabalho. 

Objetivos do curso:
* Habilitar profissionais das áreas da saúde e educação para atuar na reabilitação cognitiva;
* Instrumentalizar seus egressos com teoria e prática em reabilitação cognitiva, no sentido de capacitar pacientes e familiares a conviver, lidar, contornar, reduzir ou superar deficiências cognitivas, emocionais e sociais, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida; 
* Estabelecer protocolos de estimulação cognitiva e atuar junto a pacientes que sofreram perdas nas funções cognitivas ou que não a desenvolveram independentemente de sua natureza, como doenças neurológicas, perdas cognitivas decorrentes de envelhecimento; doenças psiquiátricas; transtorno do neurodesenvolvimento; TCE - traumatismo cranioencefálico, etc.; 
* Aprimorar a prática profissional, levando em conta as exigências de atuação multiprofissional. 

Público-alvo: 
Neuropsicólogo(a), Fonoaudiólogo(a), Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro(a), Fisioterapeuta, Neuropsicopedagogo(a), que tenham comprovada vivência prática no trato direto com pacientes. 

Formato do curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.

-Encontros às terças-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.
-Início das aulas: 11 de Junho de 2024

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Estuda as doenças neurológicas, neurocirúrgicas e psiquiátricas da infância e da adolescência, bem como as peculiaridades de cada doença no processo de reabilitação.
  • Estuda as doenças neurológicas, neurocirúrgicas, psiquiátricas e neurovegetativas, bem como as peculiaridades de cada doença no processo de reabilitação.
  • Estuda o desenvolvimento e a maturação do Sistema Nervoso, a plasticidade cerebral, as principais neuropatologias e distúrbios cerebrais que interferem na função cognitiva. Analisa as consequências neuropsicológicas das lesões cerebrais, os mecanismos de lesão e diferenças individuais na recuperação funcional.
  • Estuda os efeitos medicamentosos nas doenças neurológicas e psiquiátricas.
  • Analisa os níveis de diagnóstico e os modelos de reabilitação, bem como o modelo das sete fases de Kanfer.
  • Estuda as fases de reabilitação cognitiva, bem como as estratégias de intervenção.
  • Apresenta a natureza interdisciplinar da Reabilitação Cognitiva, do comportamento e funcional. Estuda e confecciona o protocolo básico do plano de reabilitação cognitiva. Revisa os instrumentos de avaliação cognitiva e funcionais.
  • Analisa e estuda os instrumentos para a reabilitação cognitiva. Seleciona e/ou confecciona material de intervenção.
  • Discute o trabalho em equipe interdisciplinar atuando em protocolos integrativos.
  • Analisa a definição de Home Care segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, como um serviço de atenção domiciliar que envolve ações de promoção à saúde, incluindo prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas em domicílio. Discute a natureza da equipe multidisciplinar e a orientação à família ou ao responsável pelos cuidados prescritos ao paciente.
  • Estudo da fisiopatologia da dor e estimulação cerebral não invasiva. Abordagem biopsicossocial e educação em dor.
  • Discute os aspectos históricos e de regulamentação da neuromodulação invasiva e não invasiva. Analisa os recursos elétricos e magnéticos utilizados em neuromodulação e suas aplicações. Promove aprimoramento dos conhecimentos sobre Neurofeedback partindo dos princípios teóricos de campos das Neurociências e Psicologia Cognitiva-Comportamental, até os níveis práticos e operacionais desta tecnologia.
  • Estuda atividades que estimulam o treino de atenção e concentração, das funções executivas, e da memória por meio de exercícios que potencializam habilidades de concentração e foco, retenção e armazenamento de informações. Treino de diversas ferramentas que contemplam atividades de sequência visual, memorização de palavras, frases, categorização de palavras, histórias com recuperação imediata e tardia, e memorização de imagens.
  • Estuda os déficits relacionados à linguagem em doenças neurológicas, neuropsiquiátricas e neurodegenerativas, estabelecendo estratégias e ferramentas de reabilitação como softwares, games, histórias, entre outros.
  • Analisa a aquisição de técnicas formais em lógica matemática para o desenvolvimento do raciocínio lógico e treino mental por meio de atividades, softwares, jogos e brincadeiras. Atividades de Treino em Praxias com Ênfase nas Funções Executivas.
  • Estuda a organização gestual e o conceito de praxias. Semiologia das praxias e seus subtipos. Possibilidades de estimulação, habilitação e reabilitação em disfunções práxicas e funções executivas.
  • Estuda a função do brincar na terapia de reabilitação. Utiliza ferramentas como softwares ou cria exercícios de treino cognitivo. Discute os benefícios que a brincadeira espontânea e/ou dirigida traz na saúde física e mental dos pacientes. Orienta os pais e/ou cuidadores na brincadeira terapêutica.
  • A gamificação na reabilitação aborda o uso dos recursos engajadores, por meio de ludicidade, narrativas, dinâmicas e mecânicas de jogos (analógicos e digitais) visando impactar positivamente a performance de pacientes. Sob o ponto de vista da interação entre a neurociência cognitiva e aprendizagem, propõe-se que os profissionais possam refletir sobre a ativação do sistema de recompensa provinda da inserção da gamificação na prática clínica e relacionar com os aspectos envolvidos na motivação e neuroplasticidade. Sob o ponto de vista prático, propõe-se que os profissionais aprendam a selecionar e/ou criar estratégias de gamificação estruturadas conforme a demanda de seus pacientes.
  • Analisa e estuda a utilização de técnicas de manejo comportamental associados ao treino cognitivo na intervenção/reabilitação em pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento, lesões adquiridas e doenças neurodegenerativas.
  • Confecção de portfólio com técnicas e estratégias em reabilitação cognitiva com a finalidade de trabalhar a estimulação cognitiva em Crianças e Adolescentes.
  • Confecção de portfólio com técnicas e estratégias em reabilitação cognitiva com a finalidade de trabalhar a estimulação cognitiva em Adultos e Idosos.

Supervisora Técnica


Profa. Dra. Rita Margarida Toler Russo

Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga – Pedagoga – Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.


Professor


Prof. Dr. Luiz Antonio Correa

Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp). Doutor em Psicologia pela USAL - Buenos Aires - Argentina. Com formação em Psicanálise, Pedagogo e Psicólogo, já atuou na área de psicologia clínica, psicanalista; psicólogo hospitalar; organizacional, como gestor de recursos humanos e educacional e como psicólogo escolar. Palestrante e Professor universitário, ministra atualmente palestras em congressos, seminários e simpósios nacionais e internacionais. Ministra aulas em cursos de pós-graduação em vários estados brasileiros e também no exterior, disciplinas referentes à educação, psicanálise, neurociência, neuropsicologia e neuropsicopedagogia.


Professora


Profª. Ana Lucia Hennemann

Neuropsicopedagoga Clínica, ex-membro do Conselho Técnico Profissional da SBNPp (Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia) gestão (2016-2018) (2018 -2020) graduada em Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Curso Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação Ivoti (2009), Especialista em Alfabetização pela Universidade Cidade de São Paulo (2010). Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pela FAFIPA (2012) e Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica (JANGADA). Especialista em Neuroaprendizagem (UNOPAR). Especialista em Gestão e Liderança pela Faculdade SÃO FIDELIS (2021). Cursando especialização em Educação 5.0: metodologias ativas, tecnologias disruptivas e inovação acadêmica no ensino superior. Atualmente é professora em cursos de Pós-graduação pelo CENSUPEG nas disciplinas relacionadas a Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Co-fundadora e Diretora Pedagógica na Plataforma Educacional Neurons ( sistema on-line de avaliação e intervenção de funções cognitivas e executivas envolvidas na alfabetização)


Professor


Yuri Leandro do Carmo de Souza

Psicólogo Clínico, professor da Universidade da Amazônia, Graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA-2017), com período sanduíche da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2015-2016), Especialista Terapia Cognitivo Comportamental (CENSUPEG), Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC-UFPA), Pós granduando em Neurospsicologia Clínica (CENSUPEG), integrante do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, LED-UFPA, no qual colaboro com pesquisas sobre a Saúde de famílias de crianças com deficiência, saúde mental em profissionais de saúde e desenvolvimento humano. Experiência com educação, formação de professores e relações étnico raciais (GERA/UFPA), experiência com neuro-reabilitação infantil, desenvolvimento humano e brincadeira (Rede Sarah-Bel), famílias e alterações no desenvolvimento infantil (LED/UFPA) e em Psicologia Hospitalar (HUJBB-UFPA) e Psicologia Clínica, atuando com crianças adolescentes e adultos em consultório particular com terapia cognitivo comportamental.


Professor


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.


Professora


Katia Machinez da Cunha

Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF); Especialista em Neurociências Aplicadas a Aprendizagem (IPUB/UFRJ); Especialista em Supervisão Escolar (UFRJ); Pesquisadora do Centro de Estudos em Neurociência e Educação - Neuroeduc; Professora de Matemática da SME/RJ e FAETEC. Professora convidada do Curso de Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional da Universidade CENSUPEG.