Serviço Social
Graduação EAD
Apresentação
O Curso Superior em Serviço Social da Faculdade Censupeg tem como principal objetivo “constituir profissionais competentes em construir e reconstruir os
conhecimentos aptos para compreender as questões científicas, técnicas, culturais e
sociais com visão humanística e formativa, apresentando flexibilidade
intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas,
presentes ou emergentes, transformados em condutas pessoais, que potencializem
o protagonismo profissional, inspirando pessoas a melhorarem suas vidas e o
mundo onde vivem”.
Para além das
evidentes intenções profissionalizantes do Curso, certamente voltado à formação
de excelência de profissionais com especialização no manuseio do repertório
técnico-científico requisitado pela profissão de professor, pretende-se que
tais profissionais tenham sólido conhecimento acerca das dinâmicas e dos mecanismos de funcionamento de todos os
espaços sociais.
Grau Acadêmico:
Bacharel.
Mercado de Trabalho:
Disciplinas
- Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
- História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
- Ciência e conhecimento científico; Introdução ao Método de Pesquisa; Apresentação de pesquisa; A natureza do conhecimento; Ética na pesquisa; Tipos de pesquisa; Técnicas de pesquisa; Planejamento e projeto de pesquisa; Contextualização de pesquisa; Análise de Dados e Métodos de Coleta; Hipóteses de pesquisa; Normas da ABNT.
- O que é o Serviço Social; A compreensão contemporânea do significado social da profissão; O que faz o Assistente Social; Campos de intervenção do Assistente Social; O surgimento do Serviço Social como profissão; A cultura profissional; A formação profissional; O projeto ético-político profissional; A Lei que Regulamenta a Profissão; Os órgãos de representação da categoria profissional; Demandas Atuais da Profissão; O Serviço Social na América Latina; Dados internacionais sobre a atuação do Assistente Social; Diferentes fóruns de discussão dos profissionais de Serviço Social; Mudanças no mundo do trabalho e Serviço Social; Perspectivas da profissão.
- Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
- A história da Antropologia; Cultura; Símbolo e Relações Simbólicas; Etnia e Raça; O etnocentrismo; O relativismo cultural; Direitos humanos. Identidade e Alteridade; A cultura brasileira como miscigenação; Direitos étnicos-culturais dos povos indígenas; Direitos étnicos-culturais dos quilombolas.
- Filosofia da Linguagem; Filosofia da Ciência Contemporânea- Círculo de Viena; Hegel: dialética e Estado; Liberalismo; Karl Marx e a concepção materialista da História; Filosofia e desafios contemporâneos; Indústria Cultural; Adorno e Horkheimer; Marcuse e Walter Benjamin; O nascimento da Psicanálise; O existencialismo; Política contemporânea; Hannah Arendt; Questões de gênero; Derrida e Deleuze; Moralidade e problemas éticos.
- Trabalho como constituição do ser social; Emancipação humana por meio do trabalho; Trabalho e processos de objetivação e subjetivação; O processo evolutivo do trabalho; Os modos de produção constituídos na sociedade: escravismo, feudalismo e capitalismo; Trabalho alienado e processo de trabalho; Divisão social do trabalho na sociedade capitalista; Desemprego, precarização do trabalho e questão social; Perspectivas do trabalho na sociedade atual; Trabalho e relações sociais na sociedade contemporânea; Trabalho, classes sociais e luta política; Produção Social e Valor; Trabalho e cooperação: o trabalho coletivo; Trabalho produtivo e improdutivo; O Serviço Social diante das transformações no mundo do trabalho.
- As Primeiras Manifestações Sociais e Políticas no Brasil. A Formação Sociocultural do Brasil. O Novo Cenário Social e Político do Brasil. A questão Social na realidade contemporânea brasileira. Matrizes de identidade e poder presentes na história do Brasil desde a colonização até a atualidade. Industrialização, urbanização e o surgimento de novos sujeitos políticos. A instauração da democracia social brasileira. A herança colonial e a constituição do Estado Nacional. Instauração e colapso do Estado Novo. Nacionalismo, desenvolvimento e inserção dependente do sistema capitalista mundial. Estudo dos principais aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais da história do Brasil, do período colonial ao republicano. O processo de redemocratização do Brasil.
- Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
- A constituição da economia política como campo científico. As principais vertentes clássicas da economia política: liberalismo, Keynesianismo, crítica Marxista da Economia Política, Neoliberalismo. Processo de globalização da economia mundial e os reflexos econômicos e sociais na sociedade brasileira e internacional.
- A Questão Social na realidade Contemporânea Brasileira. Os movimentos Sociais Brasileiros. A situação do terceiro setor no Brasil atual e a despolitização da questão social. O Terceiro Setor. O Terceiro Setor e o Desenvolvimento Social. Formação sócio-histórica da sociedade contemporânea brasileira e as lutas por direitos sociais. A emersão da Questão Social no modo de produção capitalista e sua relação com o Serviço Social. As múltiplas expressões da questão social no cenário contemporâneo e suas implicações na realidade brasileira rural e urbana. O exercício profissional no enfrentamento das expressões da questão social. A produção da desigualdade e a Questão Social como objeto de trabalho do Assistente Social.
- Constituição histórica do Serviço Social, sua gênese, instrumentalização e consolidação na América Latina e no Brasil; entrada europeia, norte-americana; significado social da profissão enquanto processo de especialização do trabalho. As construções teóricas e metodológicas do Serviço Social, inspiradas na vertente positivista. Os diferentes espaços e momentos de reflexão e discussão dos profissionais sobre os rumos da profissão e o Movimento de Reconceituação.
- Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
- Iniciação Científica. Projetos de Pesquisa. A pesquisa na vida acadêmica e na profissão. Conhecendo as práticas de: Apresentação de trabalhos em congressos, seminários e encontros de Iniciação Científica; Participação na organização e execução de eventos acadêmicos; Participação em grupos de estudos virtuais.
- Objeto de estudo da Psicoloia Social; A evolução histórica da Psicologia Social; Principais matrizes teóricas da Psicologia Social; Psicologia Social contemporânea: tendências e perspectivas; O processo de socialização e a formação da personalidade; Socialização primária e socialização secundária; Influência das Instituições Sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade; Cotidiano e constituição do sujeito na contemporaneidade; Estrutura e Dinâmica de grupos; O trabalho grupal como instrumento de ressocialização; Métodos e técnicas para o estudo e trabalho com grupos; Ações coletivas e movimentos sociais; Movimentos Institucionalistas; Psicologia Comunitária; Psicologia Social do trabalho; Psicologia Social e Saúde.
- Crise da autocracia burguesa brasileira a partir dos anos de década de 1970; Perspectivas críticas ao Serviço Social Modernizador: Reatualização conservadora e intenção de ruptura; A ênfase psicossocial via Fenomenologia e adoção da análise crítica macrossocietária via marxismo; Influência das correntes filosóficas e sociológicas no Serviço Social: estrutural-funcionalismo e fenomenologia; A perspectiva do Serviço Social de caso, grupo e comunidade; O processo de redemocratização dos anos de 1980: a hegemonia do pensamento marxista; Crise contemporânea, transição brasileira e o projeto profissional de ruptura do Serviço Social com a tradição conservadora: entre o marxismo e a sociedade; Agregação e dispersão do projeto profissional de ruptura; As transformações no projeto ético-político da profissão; O pluralismo e o Serviço Social; Formação em Serviço Social: desdobramentos e desafios diante do contexto socioeconômico brasileiro; O confronto do Serviço Social da década de 90 com as novas configurações e manifestações da questã
- A natureza da ética profissional do Assistente Social; Os fundamentos filosóficos da ética profissional do Assistente Social; As singularidades da ética, do ser social e do trabalho; Ética Profissional, Social e Política; O significado dos valores e suas ações ético - políticas no trabalho social; O debate teórico-filosófico das questões éticas atuais; O processo de construção de um ethos profissional; Os princípios do código de ética de 1993; Ética, moral e o Serviço Social; Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Código de Ética do Serviço Social; Os códigos de Ética profissional na história do Serviço Social; Desafios do novo projeto ético-político e profissional do Serviço Social; O compromisso ético-político; Habilitação e fiscalização do exercício profissional do Assistente Social CFESS / CRESS; Desafios e estratégias coletivas para a garantia de direitos e tendências no âmbito da atuação profissional; Os dilemas éticos contemporâneos na profissão.
- Participação em eventos promovidos pela Instituição; Participação em eventos externos à Instituição; Participação em palestras promovidas pela Instituição; Extensão- Organização, coordenação, realização de cursos e/ou eventos internos ou externos à Instituição Monitoria; Realização de Estágios não curriculares e outros.
- Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
- A trajetória da assistência social no Brasil: da caridade ao direito. A assistência social como política de seguridade social: avanços e desafios nas décadas de 1990 e 2000. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Benefícios Assistenciais. Programa Bolsa Família. Política Nacional de Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Instâncias de articulação, pactuação e deliberação no âmbito da política de assistência social. Financiamento e orçamento da assistência social. Gestão do trabalho na Assistência Social. Entidades e organizações de Assistência Social. Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS). Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS). Planejamento, monitoramento, avaliação e vigilância socioassistencial. A intersetorialidade da assistência social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social.
- A origem da administração científica no campo da produção e reprodução social; As teorias organizacionais no trabalho e nas políticas sociais; Estado, sociedade e gestão democrática; Fundamentos teóricos do planejamento e suas diversas concepções; As experiências de planejamento na sociedade brasileira; Modelos e técnicas de planejamento; Modelos e técnicas de planejamento na atualidade; A técnica do planejamento enquanto instrumental de Serviço Social; Gestão e Sustentabilidade do Projeto; O assistente social na função de gestor; Gestão Social e ética profissional; Política social, gestão e responsabilidade social; A pesquisa científica enquanto ferramenta de gestão; Análise social crítica e avaliação de serviços, programas e projetos enquanto processo de pesquisa; Legislação e direitos socialmente conquistados e sua relação com o processo de gestão democrática; A gestão das políticas sociais públicas na contemporaneidade.
- A questão social e a trajetória das políticas sociais no cenário brasileiro. O papel dos sujeitos políticos na formulação das políticas sociais públicas e privadas. A agenda pública a partir dos anos 1990 e as alterações na regulação social no Estado brasileiro.
- O Estado brasileiro e a assistência social. A compreensão da assistência e o paradigma do direito. A política de assistência social: legislação, financiamento, gestão e controle social. Papel e atribuições do assistente social na Política de Assistência Social.
- A competência técnico-operativa em Serviço Social: análise de conjuntura e institucional, planejamento da intervenção, abordagens individuais e coletivas.
- Contextualização histórica da saúde no Brasil, do sanitarismo campanhista à reforma sanitária brasileira. Constituição Federal de 1988: título VIII? Da ordem social, Seção II - da saúde. Princípios e diretrizes do SUS? Lei 8080/90. O processo de trabalho do assistente social na saúde. Os instrumentos de trabalho no campo da saúde. Ação educativa do assistente social nas ações básicas de saúde x controle social. O serviço social no campo da saúde mental? lei 10.216 / 2001. O serviço social e a interdisciplinaridade. Inclusão social e saúde mental: desafios e possibilidades. A perspectiva da inclusão social em face da intervenção do assistente social na saúde.
- A base conceitual para a compreensão da pesquisa social. Métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. A importância da pesquisa no campo das ciências sociais. Articulação entre a teoria e a prática da pesquisa social. O relatório de pesquisa.
- Inserção do aluno no exercício teórico-prático nos diversos espaços ocupacionais de atuação do profissional. A dimensão investigativa e interventiva do assistente social. Análise da realidade institucional e do espaço de atuação profissional.
- Participação em eventos promovidos pela Instituição; Participação em eventos externos à Instituição; Participação em palestras promovidas pela Instituição; Extensão- Organização, coordenação, realização de cursos e/ou eventos internos ou externos à Instituição Monitoria; Realização de Estágios não curriculares e outros.
- O método estatístico e sua utilização na análise dos dados. Fundamentos da estatística. Fases do trabalho estatístico. Apresentação tabular e gráfica. Indicadores sociais.
- Direitos e direitos fundamentais da cidadania, o debate dos direitos humanos no âmbito do Serviço Social. Direitos Humanos como fundamento para a promoção da dignidade da pessoa humana. Estudo e discussão das principais legislações sociais brasileiras relacionadas aos campos de intervenção do Serviço Social. Ênfase na Constituição Federal: Regulamento da Organização e Custeio da Seguridade Social. A Legislação Social: CLT, LOAS, ECA, Estatuto do Idoso, Estatuto da Pessoa com Deficiência, SUS e outras leis.
- O sistema de seguridade social instituído na Constituição brasileira de 1988. Análise das políticas de previdência e assistência sociais, abordando: bases conceituais e legais, princípios e diretrizes, natureza e alcance dos direitos. Estrutura organizacional e mecanismos de gestão, funções e beneficiários. Impacto da seguridade social na redução das desigualdades sociais. A contribuição do Serviço Social na produção e no redimensionamento do conhecimento teórico prático das políticas e assistência social. SUAS – Sistema Único de Assistência Social.
- Exercício teórico-prático do aluno no campo de estágio. Elaboração do projeto de intervenção.
- Competências do Assistente Social para atuação dentro da Política Educacional. Desafios para encontrar alternativas e possibilidades para o trabalho social, na conjuntura atual, ofertas de propostas que façam frente à Política Educacional municipal, regional, estadual e nacional com vistas à potencialização do profissional do Serviço Social, como profissional importante para a efetivação de direitos da educação, enquanto política pública. A educação como direito social e a inserção dos assistentes sociais em técnicos educacionais
- A investigação científica como um processo da construção do conhecimento e sua operacionalização na área da Educação Física. Estudo investigativo: procedimentos técnicos e ético-legais inerentes ao desenvolvimento da pesquisa e preparo para apresentação, avaliação e divulgação do estudo. Produção do Trabalho Final.
- Exercício teórico-prático do aluno no campo de estágio. Aplicação e avaliação do projeto de intervenção.
- Histórico da seguridade social. Seguridade social como gênero: saúde, assistência e previdência social. Direito Previdenciário: conceito, objeto, princípios e normas. Custeio da Seguridade Social. Contribuintes e Segurados. Benefícios Previdenciários. Ações Previdenciárias.
- Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil e as manifestações culturais étnicas e raças (negra, indígena, branca); Formação sociocultural do Brasil e o racismo; Cultura popular, de massa e pensamento social.
- Estímulos cerebrais: potencializando as aprendizagens; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da OMS – CIF; Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a Deficiência Física; Tecnologia Assistiva – conceitos; Tecnologias Assistivas: Avaliação, Implementação e Modalidades; Ajudas Técnicas de baixo custo para as Atividades da Vida diária (AVDs) e Contexto Escolar; Tecnologias Assistivas: Recursos para leitura e escrita; Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA; Sistemas de Comunicação Alternativa – SCAA; Comunicação Suplementar Alternativa – CSA; Deficiência Intelectual e Deficiência Motora: Alfabetizar é possível; Tecnologias Assistivas e a Adequação Postural
- Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil e as manifestações culturais étnicas e raças (negra, indígena, branca); Formação sociocultural do Brasil e o racismo; Cultura popular, de massa e pensamento social.
Diferenciais
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Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00
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Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos
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Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC
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Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho
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A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso
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Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional
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Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial
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No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.