Tecnologias e Educação a Distância

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso de pós-graduação em tecnologias e educação a distância procura mostrar como a tecnologia está imbricada no processo de formação educacional do aprendiz e como a colaboração ativa entre os atores nesse novo cenário de educação disruptiva é permeado por um gigantesco rol de ferramentas inovadoras. O curso foi desenhado seguindo uma lógica crescente de encadeamento de conteúdos que apresentam um panorama global da educação a distância. Os estudos estão apoiados em teorias pedagógicas que abordam essa modalidade de ensino e aprendizagem levando em conta as diferentes mídias utilizadas, favorecendo o encontro com situações de construção do conhecimento nessa área. O curso tem como objetivo mostrar como as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas por intermédio da internet, possibilitando situações inovadoras de ensino e aprendizagem no ciberespaço, como é o caso do uso de espaços de aprendizagem massivos. O curso foca ainda questões relacionadas ao uso da tecnologia assistiva e acessibilidade para pessoas com necessidades educacionais especiais. Por fim, destaca-se a relevância do uso de dispositivos móveis em salas presenciais, ou mesmo na modalidade a distância, visto que a prática tem conseguido ampliar o alcance das atividades educacionais que buscam promover o engajamento de alunos e professores em situações de ensino e aprendizagem inovadoras.

Objetivos:
Construir conhecimentos que ampliem a visão pedagógica, com fundamentação teórico-metodológica que possibilite atuação profissional de modo crítico sobre os diferentes problemas que envolvem o uso de tecnologias digitais em diferentes espaços de promoção de saberes, utilizando-se de novas tecnologias, múltiplos olhares e diferentes linguagens na educação presencial ou a distância.

- Conhecer as diferentes linguagens e mídias como meios de interlocução com os diferentes saberes no contexto da educação presencial ou a distância.
- Refletir sobre a educação a distância e sobre os diferentes processos de ensino e aprendizagem, propiciando a articulação dos conhecimentos específicos das diversas áreas aos saberes didático-pedagógicos.
- Desenvolver a capacidade de liderança frente aos desafios da inovação disruptiva no contexto educacional visando à implementação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação com o intuito de otimizar práticas de ensino e aprendizagem para transformar a realidade social em ambientes empresariais, corporativos ou instituições ensino.
- Compreender os efeitos gerados pelo uso de um fluxo significativo da informação para compor um mosaico de possibilidades educacionais diante de diferentes espaços virtuais que promovam o ensino e a aprendizagem.
- Compreender a relevância da singularidade do aprendiz em um dado contexto educacional, respeitando suas características e promovendo a acessibilidade aos meios de comunicação e ao uso da tecnologia assistiva.
- Desenvolver um olhar diferenciado frente às situações de avaliação junto ao aprendiz num cenário baseado no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação.
- Analisar o uso das tecnologias digitais, suas características e especificidades para a implementação de práticas docentes que tenham o aprendiz como protagonista do processo de ensino e aprendizagem.

Público-Alvo:
Graduados em pedagogia, sistemas de informação e áreas afins que busquem se especializar no uso da tecnologia da informação e comunicação na educação.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Conceito de educação a distância. História da educação a distância no Brasil e no mundo. Bases para organização dos sistemas baseados em EAD. Articulação de um sistema baseado em comunicação e educação. Marcos da educação a distância no Brasil. Políticas públicas voltadas para a EAD no Brasil.
  • As modalidades: semipresencial e a distância. Ensino híbrido no ambiente escolar e nas organizações. A comunicação entre os indivíduos e o ato educativo. Recursos digitais para comunicação e a educação a distância.
  • Evolução crescente da tecnologia em apoio à educação a distância. Diferentes cenários de uso de tecnologias para promoção da educação a distância no ensino superior. Arquitetura pedagógica na educação a distância.
  • Inovação e Invenção. Características de um ecossistema de inovação. Inovações radicais, incrementais e disruptivas. Modelo híbrido de ensino e aprendizagem. Blended learning, educação híbrida e sala de aula invertida.
  • Fluência digital na sociedade da informação. Aprendizagem colaborativa na educação a distância com o uso das tecnologias da web. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas.
  • Tecnologia na sala de aula. Práticas digitais em ambiente educacional. A atualização das tecnologias de informação e comunicação no contexto sociedade. Objetos de aprendizagem.
  • O computador e a internet como apoios ao processo de aprendizagem. Internet: colaboração e autoria. Tecnologias móveis e sem fio (TMSF) na educação a distância. Curadoria de conteúdos.
  • Currículos em espaços de aprendizagem massivos. Currículo aberto em rede. Currículo e tecnologia digital. Redes sociais na educação.
  • Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Ambientes educativos virtuais. Desafios da educação a distância. Desigualdade de acesso às tecnologias digitais como um limitador da utilização da modalidade a distância. Preconceitos em relação à modalidade a distância. Impactos da inteligência artificial sobre a educação a distância.
  • A inovação tecnológica no contexto educacional. Softwares educacionais. Relevância das tecnologias da Web3D para a educação a distância. Caracterização de metaversos, realidade aumentada, realidade misturada e MMORPGs.
  • Acessibilidade e comunicabilidade. Tecnologia assistiva e sua aplicação pedagógica. Tecnologia assistiva e o professor. Plano de atendimento individualizado no contexto da educação a distância. Tecnologia assistiva e a prática inclusiva.
  • Avaliação em educação a distância. Os tipos de avaliação e sua aplicabilidade na educação a distância. Monitoramento do processo de ensino e aprendizagem. Sistemas de acompanhamento do aprendiz em educação a distância. A singularidade durante a avaliação na educação à distância.