logo da censupeg
  • Portal Online

       Portal Online
    • Inscreva-se vestibular
    • Continuar inscrição
    • Aluno Graduação
    • Aluno Pós-Graduação
    • Professor Graduação
    • Professor Pós-graduação
    • Gestão da unidade
    • Consultor
  • Cursos

       Cursos
    • Graduação EAD
    • Pós-Graduação EAD
    • Pós-Graduação Presencial
    • Pós-Graduação On-line com Aulas ao Vivo
    • Todos os cursos
  • Conheça o grupo

       Institucional
    • Saeshia
    • Quem somos
    • Jeito Censupeg de ser
    • Responsabilidade social
    • Ouvidoria
    • Programa de integridade
    • Proteção de dados

    •  Educação
    • Metodologias ativas de aprendizagem
    • Universo Neuropsicopedagogia
    • Referência em saúde
    • Conectativos
  • Faculdade Censupeg

       Regulação
    • Comissão própria de avaliação
    • PDI - Faculdade CENSUPEG
    • Portaria MEC
    • Parcerias
    • História da faculdade

    •  Acessos
    • Onde estamos
    • Autenticação de documentos
    • Carteira de estudante
    • Editais
    • Mentor PIPA
    • Selo Empreendedor
  • Blog
  • Ebooks
  • Contato
  • |
  • Menu acessível

Terapia Cognitivo-Comportamental | TCC

Pós-Graduação Presencial

  • Apresentação
  • Disciplinas
  • Perguntas frequentes

Apresentação

A Terapia Cognitivo-Comportamental constitui área de conhecimento em expansão, atraindo o interesse de grande número de profissionais da Psicologia e Psiquiatria. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem ampliando sua aplicabilidade no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos. Atualmente a TCC tem sido considerada a terapia de escolha para uma série de condições com base em estudos de eficácia, que tem apontado resultados notáveis em um período breve de tratamento.

O curso de Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo formar profissionais capacitados com conhecimento teórico-prático nas diferentes abordagens dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) contemporânea, em suas principais vertentes e modelos.

O curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental visa oferecer aos profissionais os fundamentos e conhecimentos necessários para o diagnóstico, conceitualização, intervenção e tratamento dos transtornos mentais com emprego de ferramentas conceituais e estratégias metodológicas da Terapia Cognitivo-Comportamental, promovendo a excelência nesta abordagem psicoterápica.

Público-Alvo:
Psicólogos.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 

Algumas aulas do curso


▶

▶
▶


Disciplinas

TCC – Contextualização e Campos de Atuação
  • Estuda a origem, o fundamento histórico e filosófico das TCCs; o desenvolvimento e os princípios das teorias cognitivas. Discute os campos de atuação e suas especificidades. Estuda a estrutura das sessões, a conceituação cognitiva, o Plano de Tratamento, bem como o uso de técnicas cognitivas e comportamentais. Analisa e se instrumentaliza com a estrutura do relatório de avaliação em TCC e do relatório clínico. Discute os instrumentos de avaliação em TCC.
TCC e Fundamentos da Psicopatologia
  • Discute e estuda as bases da psicopatologia, os princípios do diagnóstico psiquiátrico pelo DSM –V e CID 10 e os critérios diagnósticos das psicopatologias mais prevalentes, as comorbidades e o diagnóstico diferencial.
TCC dos Transtornos de Personalidade
  • Estuda os principais processos básicos que compõe a personalidade humana, além das influências genéticas no comportamento e personalidade. Identifica as características diagnósticas e conceituais dos Transtornos da Personalidade, as comorbidades e o tratamento cognitivo-comportamental. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
Psicofarmacologia na TCC
  • Discute a nomenclatura dos psicofármacos e os conceitos básicos de farmacologia clínica. Analisa as principais medicações utilizadas nos transtornos de personalidade e humor: ansiolíticos e hipnóticos; antidepressivos; antipsicóticos e neurolépticos, estabilizadores de humor e anticonvulsivantes, psicoestimulantes. Indicações, efeitos adversos, interações medicamentosas e dependência.
TCC dos Transtornos de Humor
  • Estuda os transtornos de humor segundo CID 10 e DSM-V. Estuda a classificação geral dos Transtornos de Ansiedade e de Depressão (Ansiedade generalizada, Fobias, Fobia Social, Pânico, Transtorno do estresse pós-traumático, e Transtorno Obsessivo-Compulsivo) bem como os modelos cognitivos da depressão e da ansiedade. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
TCC: Crianças, Adolescentes e Adultos
  • Discute as técnicas cognitivas e comportamentais aplicadas na infância e adolescência, o manejo com a família, a entrevista e as orientações com os pais. Discute os transtornos do neurodesenvolvimento segundo o DSM-V, com ênfase no TDAH e comorbidades (TOD, TC, Ansiedade e Depressão, bipolaridade.); e no TEA. Discute os avanços da terapia cognitiva no TDAH em crianças, adolescentes e adultos e nas comorbidades. Analisa os princípios de mindfullness aplicados no TDAH. Discute os instrumentos de avaliação, de intervenção e analisa caso clínico.
TCC na Dependência Química e Adicções
  • Discute o modelo da TCC em dependentes químicos, a etiologia e epidemiologia do uso de drogas. Estuda os transtornos relacionados a substâncias como: álcool, cannabis, alucinógenos, opioides, sedativos, hipnóticos ou ansiolíticos, cocaína e tabano); e transtornos adictivos (transtorno do jogo, dependência de internet, sexo, pornografia...). Analisa as distorções cognitivas e crenças permissivas. Estuda o conceito, a classificação do uso de substâncias psicoativas, a síndrome da dependência química e o modelo das adições e recaídas. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
TCC dos Transtornos Alimentares e Obesidade
  • Estuda as características gerais dos transtornos alimentares, a evolução e prognóstico da infância à idade adulta e os programas de enfrentamento da obesidade. Estuda o tratamento psicoterápico cognitivo-construtivista, a terapia cognitivo-comportamental em grupo e individual. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
TCC na Terapia de Casais e Família
  • Estuda a aplicação da TCC no tratamento de transtornos relacionais de casais e famílias. Analisa as principais disfunções relacionais dos casais e famílias. Estuda o processo de tratamento na terapia de casal: aceitação emocional, conexão empática, distanciamento unificado do problema, construção da tolerância, treinamento de habilidades sociais conjugais, solução de problema aplicado a casais e famílias. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
TCC e Treino das Habilidades Sociais
  • Estuda a definição de habilidades sociais, a redução de ansiedade social, a reestruturação cognitiva e a solução de problemas aplicada ao THS. Estuda a empatia e a assertividade, comunicação não verbal, ensaio comportamental e modelação. Exercícios práticos em grupo. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
TCC nas Organizações
  • Estuda os estilos de atribuição no contexto organizacional segundo os pressupostos de Martin Seligman. Discute a aplicação de conceitos, estratégias e técnicas cognitivas e comportamentais no contexto organizacional. Discute as metas, o planejamento, o gerenciamento de tempo, a assertividade, visando melhoria de qualidade de vida e comunicação organizacional. Analisa os transtornos mais recorrentes como o estresse, a depressão, o TOC e a ansiedade. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
TCC para Disfunções Sexuais
  • Discute as disfunções sexuais masculinas e femininas segundo a classificação do CID 10 e DSM-V (disfunções sexuais, transtornos de preferência e de identidade). Analisa um caso clínico.
TREC - Terapia Racional-Emotiva Comportamental
  • Discute a influência de processos cognitivos sobre sentimentos e comportamentos. Estuda o paradigma “A B C” de Ellis: evento ativador, crenças e consequências. Discute as técnicas da inundação, dessensibilização, a exposição ao vivo, treino de habilidades sociais.
Terapia Focada no Esquema e na Compaixão
  • Estuda a terapia focada no esquema de Jeffrey Young e da compaixão de Paul Gilbert. Analisa as estratégias e natureza das duas formas de terapia. Discute caso clínico
ACT – Terapia de Aceitação e Compromisso e MIndfulness
  • Estuda a origem do conceito, as práticas e as aplicações; e o modelo MBSR terapia de aceitação e compromisso de Steven Hayes. Discute o conceito da mindfulness (atenção plena), as habilidades no manejo do estresse; e a capacidade de estar atento a todos os momentos da vida. Estuda as noções básicas de técnicas meditativas e de relaxamento. Discute caso clínico.
Terapia Comportamental Dialética (TCD) e Terapia Analítica Funcional (FAP)
  • Estuda o conceito e a prática da terapia comportamental dialética de MarshaLinehan; o modelo de intervenção, os tipos de comportamento clinicamente relevantes e as regras básicas da Terapia Analítica Funcional desenvolvida por Robert J. Kohlenberg e MavisTsai. Discute um caso
TCC – Supervisão da Prática Clínica
  • Instrumentaliza os alunos sobre os aspectos legais e práticos do atendimento em terapia cognitivo-comportamental. Orienta a escolha da faixa etária do paciente a ser atendido pelo aluno, bem como discute a elaboração da avaliação, da intervenção e da elaboração do relatório de avaliação em TCC. Supervisiona a apresentação do caso atendido e avaliado, que será feita pelo aluno em forma de seminário. Discute a elaboração do relatório clínico com base no relatório de avaliação/intervenção.
TCC - Estudos Independentes (artigo científico)
  • Elaboração de um artigo científico baseado em caso clínico atendido na modalidade de terapia-cognitiva-comportamental.
Metodologia da Pesquisa
  • Define métodos, projetos, metodologias, conceitos e concepções de pesquisa. Estuda a ciência como produção do conhecimento e a pesquisa como princípio científico. Conceitua e estuda as abordagens quantitativa e qualitativa da pesquisa.
Didática e Metodologia do Ensino Superior
  • Estudo da formação do professor universitário: o contexto histórico e perspectivas. Análise das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar. Caracterização da aula no ensino superior, e o planejamento, a organização e a avaliação na educação superior.

Diferenciais

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.


Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.


Supervisora Técnica


Profa. Dra. Rita Margarida Toler Russo

Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga – Pedagoga – Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.

Inscrição Informações por WhatsApp

Sobre o curso

  • 495 horas
  • 20 Disciplinas
  • Pós-Graduação Presencial
  • 15% desconto de pontualidade*

Logomarca da Faculdade Censupeg na cor branca.

Acesso rápido
  • Intranet
  • Menu acessível
  • Projetos de pesquisa
  • Universidade Corporativa
  • Webmail
Entre em contato
  • 0800 600 6808
  • censupeg@censupeg.com.br

Fique por dentro de tudo

Preencha o formulário para receber mais informações sobre a faculdade.

Ao informar meus dados, concordo* em receber comunicações da Faculdade CENSUPEG como notícias, conteúdos e oferta de cursos de acordo com a Política de privacidade.
*Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.


  • Política de privacidade
  • Editais
  • Regimento Institucional
© Faculdade Censupeg | Direitos Reservados
Checkout!