Terapia Cognitivo-Comportamental | TCC

Pós-Graduação On-line com Aulas Ao Vivo

Apresentação

A Terapia Cognitivo-Comportamental constitui área de conhecimento em expansão, atraindo o interesse de grande número de profissionais da Psicologia e Psiquiatria. A Terapia Cognitivo-Comportamental vem ampliando sua aplicabilidade no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos. Atualmente a TCC tem sido considerada a terapia de escolha para uma série de condições com base em estudos de eficácia, que tem apontado resultados notáveis em um período breve de tratamento.

Frente às necessidades e demandas atuais da sociedade, o objetivo deste curso é formar profissionais capacitados com conhecimento teórico-prático nas diferentes abordagens dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) contemporânea, em suas principais vertentes e modelos, de modo a oferecer 
os fundamentos e conhecimentos necessários para o diagnóstico, conceitualização, intervenção e tratamento dos transtornos mentais com emprego de ferramentas conceituais e estratégias metodológicas, promovendo a excelência nesta abordagem psicoterápica.

Público-Alvo:
Psicólogos.

Formato do curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de vídeoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
- Encontros às quartas-feiras das 19h às 22h, no horário de Brasília.
- Início das aulas: 09 de Junho/21.



Disciplinas

  • Estuda a definição de habilidades sociais, a redução de ansiedade social, a reestruturação cognitiva e a solução de problemas aplicada ao THS. Estuda a empatia e a assertividade, comunicação não verbal, ensaio comportamental e modelação. Exercícios práticos em grupo. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
  • Discutir a natureza do atendimento psicológico em situações de emergências e catástrofes. Discutir o guia que fornece as diretrizes básicas do PCP - Primeiros Cuidados Psicológicos, que incluem tanto apoio psíquico quanto o social. Princípios básicos de ação do PCP: observar, escutar, aproximar. Analisa situação real e a ação de diversos profissionais da saúde e da comunidade local.
  • Estuda os aspectos legais (CFP/CRP) e estruturais do atendimento online em TCC. Discute os dois formatos de atendimento psicológico online: síncronos e assíncronos, especificando os meios de comunicação e ferramentas de avaliação e intervenção. Analisa um caso clínico.
  • Estuda os estilos de atribuição no contexto organizacional segundo os pressupostos de Martin Seligman. Discute a aplicação de conceitos, estratégias e técnicas cognitivas e comportamentais no contexto organizacional. Discute as metas, o planejamento, o gerenciamento de tempo, a assertividade, visando melhoria de qualidade de vida e comunicação organizacional. Analisa os transtornos mais recorrentes como o estresse, a depressão, o TOC e a ansiedade. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
  • Discute as disfunções sexuais masculinas e femininas segundo a classificação do CID 10/11 e DSM-V (disfunções sexuais, transtornos de preferência e de identidade). Analisa um caso clínico.
  • Discute o modelo da TCC em dependentes químicos, a etiologia e epidemiologia do uso de drogas. Estuda os transtornos relacionados a substâncias como: álcool, cannabis, alucinógenos, opioides, sedativos, hipnóticos ou ansiolíticos, cocaína e tabano); e transtornos adictivos (transtorno do jogo, dependência de internet, sexo, pornografia...). Analisa as distorções cognitivas e crenças permissivas. Estuda o conceito, a classificação do uso de substâncias psicoativas, a síndrome da dependência química e o modelo das adições e recaídas. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
  • Discute a nomenclatura dos psicofármacos e os conceitos básicos de farmacologia clínica. Analisa as principais medicações utilizadas nos transtornos de personalidade e humor: ansiolíticos e hipnóticos; antidepressivos; antipsicóticos e neurolépticos, estabilizadores de humor e anticonvulsivantes, psicoestimulantes. Indicações, efeitos adversos, interações medicamentosas e dependência.
  • Estuda os aspectos legais, clínicos e cirúrgicos da obesidade mórbida. Discute os tipos de cirurgia, a avaliação psiquiátrica no pré e pós operatório e a natureza multidisciplinar no acompanhamento. Analisa a TCC como recurso no acompanhamento pré e pós- cirúrgico. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
  • Estuda as características gerais dos transtornos alimentares, a evolução e prognóstico da infância à idade adulta e os programas de enfrentamento da obesidade. Estuda o tratamento psicoterápico cognitivo-construtivista, a terapia cognitivo-comportamental em grupo e individual. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
  • Estuda a origem, o fundamento histórico e filosófico das TCCs; o desenvolvimento e os princípios das teorias cognitivas. Discute os campos de atuação e suas especificidades. Estuda a estrutura das sessões, a conceituação cognitiva, o Plano de Tratamento, bem como o uso de técnicas cognitivas e comportamentais. Analisa e se instrumentaliza com a estrutura do relatório de avaliação em TCC e das técnicas de intervenção. Discute os instrumentos de avaliação em TCC
  • Estuda a aplicação da TCC no tratamento de transtornos relacionais de casais e famílias. Analisa as principais disfunções relacionais dos casais e famílias. Estuda o processo de tratamento na terapia de casal: aceitação emocional, conexão empática, distanciamento unificado do problema, construção da tolerância, treinamento de habilidades sociais conjugais, solução de problema aplicado a casais e famílias. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
  • Discutir aspectos teóricos e técnicas da TCC mais utilizadas para atendimento em grupo na saúde pública (SUS) e convênios particulares. Analisa os diferentes tipos de grupo: aberto/fechado, homogêneo e heterogêneo; e o papel do terapeuta e protocolos para populações específicas e com pessoas com diferentes demandas. Estudo de caso em grupo.
  • Discute o conceito da mindfulness (atenção plena), as habilidades no manejo do estresse; e a capacidade de estar atento a todos os momentos da vida. Estuda as noções básicas de técnicas meditativas e de relaxamento. Discute caso clínico.Estuda a terapia focada na compaixão de Paul Gilbert. Discute a teoria evolutiva e neurociência da regulação do afeto (habilidades inatas de conexão, aceitação e compaixão - aumentar o bem-estar e auxiliar na recuperação emocional). Discute caso clínico.
  • Discute a influência de processos cognitivos sobre sentimentos e comportamentos. Estuda o paradigma “A B C” de Ellis: evento ativador, crenças e consequências. Discute as técnicas da inundação, dessensibilização, a exposição ao vivo, treino de habilidades sociais. Discute caso clínico.
  • Estuda a terapia focada no esquema de Jeffrey Young. Discute as técnicas da TCC com elementos de outras terapias. Apresenta os 18 esquemas desadaptativos remotos. Discute caso clínico. Estuda a origem do conceito, as práticas e as aplicações; e o modelo MBSR terapia de aceitação e compromisso de Steven Hayes. Discute caso clínico.
  • Estuda o conceito e a prática da terapia comportamental dialética de MarshaLinehan; o modelo de intervenção, os tipos de comportamento clinicamente relevantes e as regras básicas da Terapia Analítica Funcional desenvolvida por Robert J. Kohlenberg e MavisTsai. Discute um caso.
  • Estuda os sinais e sintomas do TOC. Analisa os dois tipos de TOC: (1) em que predominam pensamentos obsessivos sem necessariamente ter comportamentos compulsivos e (2) caracterizado pelas obsessões e rituais que se repetem com frequência. Discute os instrumentos de Avaliação e as Técnicas de Intervenção. Analisa caso clínico.
  • Discute o transtorno de estresse pós-traumático como uma psicopatologia que ocorre como resposta a um estressor traumático, real ou imaginário, de significado emocional que geralmente desencadeia eventos psicológicos e neurobiológicos relacionados. Estuda técnicas cognitivas e comportamentais como intervenção. Analisa caso clínico.
  • Discute a conceitualização e o tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada, do Transtorno do Pânico, Agorafobia Discute os instrumentos de Avaliação e as Técnicas de Intervenção. Analisa caso clínico.
  • Estuda os transtornos de humor segundo CID 10/11 e DSM-V. Discute o modelo cognitivo de ansiedade segundo Paul Salkovskis (4 elementos em sinergia) e a tríade cognitiva da depressão segundo A. Beck. Estuda o Transtorno de Ansiedade Social (TAS) e fobias. Discute os instrumentos de Avaliação e as Técnicas de Intervenção. Analisa caso clínico.
  • Discute as técnicas cognitivas e comportamentais aplicadas no adulto e idoso, a entrevista e as orientações aos familiares. Discute os transtornos mentais segundo o DSM-V, CID 10/11. Discute intervenções cognitivas e comportamentais em adultos e idosos. Discute os instrumentos de avaliação, de intervenção e analisa caso clínico.
  • Discute as técnicas cognitivas e comportamentais aplicadas na infância e adolescência, o manejo com a família, a entrevista e as orientações com os pais. Discute os transtornos do neurodesenvolvimento segundo o DSM-V, com ênfase no TDAH e comorbidades (TOD, TC, Ansiedade e Depressão, bipolaridade.); e no TEA. Discute os avanços da TCC no TDAH em crianças e adolescentes e nas comorbidades. Analisa os princípios de mindfullness aplicados no TDAH. Discute os instrumentos de avaliação, de intervenção e analisa caso clínico.
  • Estuda os principais processos básicos que compõe a personalidade humana, além das influências genéticas no comportamento e personalidade. Identifica as características diagnósticas e conceituais dos Transtornos da Personalidade, as comorbidades e o tratamento cognitivo-comportamental. Discute os instrumentos de Avaliação e analisa caso clínico.
  • Discute e estuda as bases da psicopatologia, os princípios do diagnóstico psiquiátrico pelo DSM –V e CID 10/11 e os critérios diagnósticos das psicopatologias mais prevalentes, as comorbidades e o diagnóstico diferencial.
  • Instrumentaliza os alunos sobre os aspectos legais e práticos do atendimento em terapia cognitivo-comportamental. Orienta a escolha da faixa etária do paciente a ser atendido pelo aluno, bem como discute a elaboração do relatório de avaliação psicológica. Revisita os instrumentos de avaliação utilizados na TCC e discutidos nas disciplinas do curso.
  • Supervisiona a apresentação do caso atendido e avaliado pelo aluno na modalidade TCC, possibilitando a discussão do caso pelos demais alunos. Apresenta sugestões de técnicas cognitivas e comportamentais de intervenção.
  • Supervisiona a apresentação das intervenções cognitivas e comportamentais executadas pelos alunos aos pacientes atendidos durante a prática clínica.
  • Discute o trabalho final, que é estudo do caso clínico em TCC feito pelo aluno, sobre o paciente atendido.
  • Estudo da formação do professor universitário: o contexto histórico e perspectivas. Análise das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar. Caracterização da aula no ensino superior, e o planejamento, a organização e a avaliação na educação superior.

Diferenciais

  • Aprenda a estrutura das sessões, a conceituação cognitiva e o plano de tratamento da Terapia Cognitivo-Comportamental e aplique as ferramentas e instrumentos de avaliação em seu consultório.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação do Brasil.

  • Corpo docente composto por profissionais de diferentes regiões do Brasil com larga experiência clínica.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Receba um código de desconto de 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.


Supervisora Técnica


Profa. Dra. Rita Margarida Toler Russo

Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga – Pedagoga – Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.

Professora


Hênia Locks

Possui mestrado em Psicopedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Psicóloga clinica pela Universidade da região de Joinville (2015), Pedagoga (supervisão escolar Universidade do Sul de Santa Catarina (1988), Pedagoga Séries iniciais pela UDESC (2002), Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais UNERJ (2002), Atua como tutora externa no Centro Universitário Leonardo da Vinci, (Aupex/Joinville) desde 2013, Professora da Pós graduação da Uniasselvi em Joinville/SC e professora de pós graduação da UNILAS em Itapema/SC. Atua como psicóloga clínica em consultório particular (Joinville/SC), trabalha com dependentes químicos , como psicóloga em Comunidade Terapêutica Kairós, em São Francisco do Sul /SC, Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Educação e Psicologia. Pedagoga aposentada pelo Estado de Santa Catarina.

Professora


Ana Cristina Almeida Nascimento Barros Edington

Graduação em Psicologia (2012). Mestrado Acadêmico (2012-2014) em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especialização em Terapias Cognitivas pelo Instituto WP (Santa Maria - RS). Instrutora de Intervenções baseadas em Mindfulness (MBHP), pela Universidade Federal de São Paulo (Centro Mente Aberta/UNIFESP) e Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness pela Universidade de Oxford (Em formação pelo Oxford Mindfulness Centre - OMC). Treinamento em Ensino e Supervisão Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Beck Institute (USA) e Instituto de Terapia Cognitiva de São Paulo (ITC-SP). Psicóloga com certificação em Avaliação de Stress nas empresas pelo IPCS - Instituto de Psicologia e Controle do Stress Marilda Lipp. Atuação clínica nas cidades de Ilhéus-Itabuna, no Sul da Bahia e atendimento on-line. Experiência em docência no Ensino Superior. Experiência como supervisora de estágios em Saúde e estágio profissionalizante - abordagem Cognitivo-Comportamental e supervisão clínica de profissionais da área. Atualmente, realizo workshops de Terapia Cognitivo-Comportamental e atuo na promoção de grupos de intervenções baseadas em Mindfulness. Possui interesse nas seguintes temáticas: Estresse; Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Dor crônica, Mindfulness e Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness.

Professora


Patrícia Regina Areco Coelho de Oliveira

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (1995). Atualmente é psicóloga proprietária - Clinica de Atendimento Integrado a Família. Especializações em terapia cognitiva.

Professora


Juliana Cassé da Silva

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Graduada em Psicologia pela Faculdade Guilherme Guimbala - ACE (2009) e pós graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Professora em cursos de Graduação do Grupo Ânima de Educação na modalidade presencial (UniSociesc) e em EaD e do curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Docente em cursos técnicos no SENAC/SC. Atua também como professora formadora em cursos de Graduação e Pós Graduação (bolsista Capes) no Instituto Federal de Santa Catarina pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Professora


Alessandra Pereira Lopes

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Neuropsicóloga pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Terapeuta Cognitivo-comportamental certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Mestre em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Professora e supervisora da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Associada da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio). Área de estudo e docência com ênfase em neuropsicologia, terapia cognitivo-comportamental e mindfulness.

Professor


Yuri Leandro do Carmo de Souza

Psicólogo Clínico, professor da Universidade da Amazônia, Graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA-2017), com período sanduíche da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2015-2016), Especialista Terapia Cognitivo Comportamental (CENSUPEG), Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC-UFPA), Pós granduando em Neurospsicologia Clínica (CENSUPEG), integrante do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, LED-UFPA, no qual colaboro com pesquisas sobre a Saúde de famílias de crianças com deficiência, saúde mental em profissionais de saúde e desenvolvimento humano. Experiência com educação, formação de professores e relações étnico raciais (GERA/UFPA), experiência com neuro-reabilitação infantil, desenvolvimento humano e brincadeira (Rede Sarah-Bel), famílias e alterações no desenvolvimento infantil (LED/UFPA) e em Psicologia Hospitalar (HUJBB-UFPA) e Psicologia Clínica, atuando com crianças adolescentes e adultos em consultório particular com terapia cognitivo comportamental.