Terapia Cognitivo-Comportamental | TCC

Pós-Graduação On-line com Aula ao Vivo

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aprenda a estrutura das sessões, a conceituação cognitiva e o plano de tratamento da Terapia Cognitivo-Comportamental e aplique as ferramentas e instrumentos de avaliação em seu consultório.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação do Brasil.

  • Corpo docente composto por profissionais de diferentes regiões do Brasil com larga experiência clínica.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Receba um código de desconto de 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.

Apresentação

O curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) visa capacitar profissionais da Psicologia com um conhecimento teórico e prático sólido nessa abordagem reconhecida por sua eficácia no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos. 

Com uma duração adaptada às necessidades profissionais, o curso oferece aulas ao vivo uma vez por semana, proporcionando uma experiência dinâmica e interativa que se encaixa facilmente na rotina dos participantes. Além disso, as disciplinas abrangem contextos demandados pela comunidade profissional, garantindo uma formação completa e atualizada. 

Explorando temas emergentes na psicologia clínica, como atendimento em emergências e desastres e intervenções em outros contextos, o curso prepara os estudantes para os desafios contemporâneos. 

Ao concluir o curso, o acadêmico estará apto a aplicar a abordagem Cognitivo-Comportamental nas áreas da psicologia clínica e social, utilizando os conhecimentos adquiridos de forma eficaz e ética. Nosso objetivo é não apenas capacitar os profissionais, mas também melhorar sua empregabilidade e qualidade de atuação, contribuindo para um impacto positivo na comunidade e na vida daqueles que buscam assistência psicológica.

Objetivos do Curso:
- Capacitar profissionais da Psicologia com um conhecimento teórico e prático sólido em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). 

- Garantir uma formação completa e atualizada abrangendo contextos demandados pela comunidade profissional. 

- Explorar temas emergentes na psicologia clínica, como atendimento em emergências e desastres, e intervenções em outros contextos. 

- Preparar os estudantes para os desafios contemporâneos da prática clínica. 

- Habilitar os acadêmicos a aplicar a abordagem Cognitivo-Comportamental nas áreas da psicologia clínica e social. 

- Contribuir para um impacto positivo na comunidade e na vida daqueles que buscam assistência psicológica.

Público-Alvo:
Psicólogos.

Formato do curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de vídeoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.

No momento não temos turmas com matrículas abertas, mas você pode  preencher o formulário clicando no menu Inscreva-se, que assim que tivermos uma nova turma iremos te avisar e você ainda garante um desconto especial. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Fundamento histórico e filosófico das TCCs; Modelo ABC de Ellis – Terapia Racional-Emotiva Comportamental – TREC; Estrutura das sessões – conceituação cognitiva, plano de tratamento e técnicas cognitivas e comportamentais.
  • Bases da psicopatologia; Diagnóstico psiquiátrico pelo DSM –V e CID 10/11 e os critérios diagnósticos das psicopatologias mais prevalentes, as comorbidades e o diagnóstico diferencial.
  • Nomenclatura dos psicofármacos e os conceitos básicos de farmacologia clínica; Principais medicações utilizadas nos transtornos de personalidade e humor: ansiolíticos e hipnóticos, antidepressivos, antipsicóticos e neurolépticos, estabilizadores de humor e anticonvulsivantes, psicoestimulantes; Indicações, efeitos adversos, interações medicamentosas e dependência.
  • Terapia focada no esquema de Jeffrey Young; Esquema desadaptativos remotos; Origem do conceito, práticas e as aplicações.
  • Terapia de aceitação e compromisso de Steven Hayes; Terapia focada na compaixão de Paul Gilbert; Mindfulness: embasamento teórico e aplicações.
  • Terapia comportamental dialética de Marsha Linehan – Dialectical Behavior Therapy – DBT: modelo de intervenção, os tipos de comportamento clinicamente relevantes; Terapia Analítica Funcional desenvolvida por Robert J. Kohlenberg e MavisTsai.
  • Transtornos de humor segundo CID 10/11 e DSM-V; Tríade cognitiva da depressão segundo A. Beck; Transtorno Obsessivo Compulsivo segundo CID 10/11 e DSM-V; Instrumentos de Avaliação; Técnicas cognitivo-comportamentais.
  • Transtornos de Ansiedade segundo CID 10/11 e DSM-V; Transtorno do Estresse Pós-traumático segundo CID 10/11 e DSM-V; Instrumentos de Avaliação; Técnicas cognitivo-comportamentais.
  • Processos básicos que compõe a personalidade humana; Características diagnósticas e conceituais dos Transtornos da Personalidade; Instrumentos de Avaliação; Comorbidades; Tratamento cognitivo-comportamental.
  • Dependência química: a etiologia e epidemiologia do uso de drogas; Transtornos relacionados a substâncias como: álcool, cannabis, alucinógenos, opioides, sedativos, hipnóticos ou ansiolíticos, cocaína e tabano); Transtornos adictivos (transtorno do jogo, dependência de internet, sexo, pornografia e outros); Distorções cognitivas e crenças permissivas; Modelo das adições e recaídas; Instrumentos de Avaliação; Técnicas cognitivo-comportamentais.
  • Características gerais dos transtornos alimentares; Programas de enfrentamento da obesidade; Cirurgia bariátrica – acompanhamento pré e pós-operatório; Tratamento psicoterápico cognitivo-construtivista; Terapia cognitivo-comportamental em grupo e individual; Instrumentos de Avaliação.
  • Principais disfunções relacionais entre casais e famílias; Terapia de casal – condução com técnicas cognitivo-comportamentais; Disfunções sexuais; Terapia familiar - condução com técnicas cognitivo-comportamentais; Questões emergentes: igualdade e identidade de gênero e orientação sexual.
  • Aspectos teóricos e técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental utilizadas para atendimento em grupos na saúde pública (SUS) e convênios particulares; Tipos de grupos: aberto/fechado, homogêneo e heterogêneo; O papel do terapeuta e protocolos para populações específicas.
  • Atendimento psicológico em emergências e catástrofes; Guia das diretrizes básicas do PCP - Primeiros Cuidados Psicológicos.
  • Transtornos do neurodesenvolvimento segundo o DSM-V, com ênfase no TDAH e comorbidades (TOD, TC, Ansiedade e Depressão, bipolaridade.); Transtorno do Espectro Autista (TEA); Manejo com a família, a entrevista e as orientações com os pais; Técnicas cognitivo-comportamentais aplicadas na infância e adolescência.
  • Supervisão de casos atendidos pelos alunos com as intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Coordenadora


MSc. Silvana de Borba

Possui Mestrado no Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela UDESC (2023). Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Centro Universitário Amparense (2016). MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa (2002). Graduada em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino (1999). Experiência em psicologia organizacional (consultora em gestão da diversidade, inclusão de pessoas com deficiência e desenvolvimento de lideranças), na psicologia clínica como psicoterapeuta na abordagem cognitivo comportamental; na docência como professora de curso técnico e superior (Administração, Gestão de Pessoas, Terapia Cognitivo Comportamental). Enfoque nos seguintes temas: processo de aprendizagem, tecnologias educacionais, inclusão e saúde mental.