Urgência e Emergência no Atendimento Pré-hospitalar

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

Protagonismo em Ação

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Apresentação

Entre os objetivos do curso de Pós-Graduação em Urgência e Emergência no Atendimento Pré-hospitalar está discutir o cuidado nas situações de urgência e emergência em âmbito pré-hospitalar, propondo alternativas que visem à qualidade da assistência emergencial e ampliar a produção científica relacionada à assistência prestada ao cliente envolvido em situações de urgência e emergência; Desenvolver saberes para o gerenciamento de unidades de emergência intra e Pré-Hospitalar e capacitar os agentes do processo ao atendimento à Urgência e Emergência nos ambientes Pré-hospitalar (terrestre, aéreo e aquático), enfatizando ações de direção, organização, delegação, supervisão, e execução de ações assistenciais de modo técnico e científico visando à melhoria do atendimento ao paciente crítico (adulto e pediátrico).

Público-Alvo:
Profissionais com nível superior atuantes na área da saúde.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Patrícia Machado dos Santos

Aluna de Urgência e Emergência

A CENSUPEG é diferente pois possui os melhores professores e profissionais, o conteúdo é excelente e as aulas são muito práticas, recomendo para todas as pessoas que queiram aprofundar seus conhecidos na área.

Ramon Mattos Mendes

Aluno de Urgência e Emergência

Sinto-me seguro em recomendar a Faculdade CENSUPEG pois é uma instituição séria, comprometida e que valoriza o aluno. Além de ser reconhecida por todo mercado de trabalho, os professores são capacitados e possuem vivência na área, o que auxilia a obtenção do conhecimento, pois o professor sabe exatamente como direcionar a aula e matéria, focando naquilo que se utiliza no ambiente de trabalho.

Sheila Rigo da Silva

Aluna de Urgência e Emergência

A Faculdade CENSUPEG é a melhor instituição por ter os melhores professores, todos muito experientes nas suas áreas de atuação, sempre sai satisfeita das aulas.

Disciplinas

  • Apresentar legislação atual que regi o sistema de Urgência e Emergêcia no País; relatar a significância da avaliação no contexto do tratamento geral do doente traumatizado; explicar como a avaliação e o tratamento estão integrados durante a avaliação primária; descrever os componentes da avaliação secundária e quando são aplicados na avaliação do doente traumatizado; realização de prática de simulação realística de atendimento pré-hospitalar de suporte básico e avançado ao paciente politraumatizado.
  • Anatomia do sistema cardiovascular; abordagem, reconhecimento, diagnóstico, tratamento e estabilização de paciente em emergência cardiovascular tais como: necrose miocárdica, tamponamento cardíaco, sopro cardíaco, arritmias cardíacas, início de trombolíticos nas emergências cardiovasculares no pré-hospitalar e interpretação de eletrocardiograma.
  • Reconhecer, atender e estabilizar o paciente em situações de parada cardíaca súbita, sendo realizado suporte básico e suporte avançado a vítimas, prática de reanimação cardiopulmonar, prática de manutenção de vias aéreas, dando ênfase no atendimento ao adulto e criança de acordo com as diretrizes de AHA - American Heart Association.
  • Adaptação do organismo materno à gravidez; sinais de alerta na gestação, parto e pós-parto; diagnóstico e assistência nos pródromos e períodos clínicos do parto; assistência ao trabalho de parto iminente; avaliação do bem-estar fetal intraparto; principais intercorrências e emergências obstétricas; atendimento ao recém-nascido com boa vitalidade e com necessidade de manobras de reanimação.
  • Diferenças entre a anatomia do adulto e da criança; diferenciação de sinais vitais do adulto e da criança; atendimento as emergências pediátricas respiratórias, neurológicas, cardiovasculares e musculo esquelético; diferenciação de materiais e equipamentos do adulto para criança.
  • Diagnóstico, abordagem e tratamento das emergências psiquiátricas no pré-hospitalar; técnicas de contenção de pacientes agitados, medicações; parte legal da abordagem e contenção; conceito, etiologia, sinais, sintomas, diagnóstico, tratamento e cuidados nas situações e abordagem no pré-hospitalar com emergência ao paciente com suspeita de intoxicações; tipos e classificação das substâncias toxicológicas; notificação a equipe hospitalar.
  • Anatomia do sistema neurológico central e periférico; diagnóstico e tratamento das emergências neurológicas no pré-hospitalar como: acidente vasculares encefálico – hemorrágico, isquêmico e transitório; uso de trombolíticos nas emergências neurológicas; crise convulsiva e mal epilético; traumatismo de crânio; lesão raquimedular; materiais e equipamentos utilizados para restrição de movimento de coluna.
  • Anatomia do sistema respiratório; diagnóstico e tratamento das emergências torácicas no pré-hospitalar como: hipertensão torácica, pneumotórax, hemotórax, hemopneumotórax; materiais e equipamentos utilizados para drenar tórax no APH; fratura de arcos costais; insuficiência respiratória; crise de asma; DPOC.
  • Anatomia do sistema digestivo, gástrico, urinário e reprodutivo; diagnósticos e tratamento das emergências gastrointestinais no pré-hospitalar: trauma abdominal; evisceração; abdômen rígido; técnica de palpação abdominal para reconhecimento de órgãos abdominais; gastrite; esofagite; náusea; torção gástrica; cálculo renal; infecção renal; incontinência urinária.
  • Anatomia do sistema músculo esquelético; traumas ósseos: tipos, definições, sinais e sintomas, mecanismo da lesão, imobilizações das lesões. Técnicas práticas de imobilizações dos traumas em rádio e una, punho, cotovelo, úmero, ombro, escápula, tornozelo, tíbia e fíbula, joelho, fêmur, quadril, pelve.
  • Cinética e Fisiopatologia do afogamento; etiologia; epidemiologia; afogamento e trauma raquimedular; terminologia; cadeia da sobrevida do afogamento, da prevenção ao hospital; classificação da gravidade do afogamento e seu tratamento avançado; suporte ventilatório; suporte hemodinâmico; prognóstico e escala de gravidade; técnica de transporte do afogado; anatomia da pele; tipo de queimadura; gravidade da queimadura – regra dos 9; atendimento ao queimado e ao grande queimado; reposição hídrica no grande queimado; manutenção de temperatura; transporte do grande queimado.
  • Abordagem e triagem em situações de múltiplas vítimas em situações de catástrofes e desastres em âmbito pré-hospitalar utilizando o método START.
  • Salvamento na selva; segurança no meio da selva; tipos e estruturas de equipes de busca e salvamento; técnicas de buscas e salvamento; materiais e equipamentos para salvamento em selva; emprego do helicóptero em salvamento na selva; materiais e equipamentos utilizados retirados da selva.
  • Histórico de movimentação de paciente em âmbito pré-hospitalar; realização de práticas das técnicas de transporte (maca, cadeira de rodas, tábua rígida); movimentação em bloco de paciente; imobilização de paciente com trauma de raquimedular; técnicas de extricação de pacientes no interior do veículo, locais de difícil acesso, escalas, etc.
  • Anatomia do sistema circulatório; tipos de choque relacionado ao sistema cardiocirculatório: choque hipovolêmico, choque cardiogênico, choque neurogênico, choque anafilático, choque psicogênico, sinais e sintomas e atendimento; tipos de sangramento, definições de ferimento, técnicas de controle de hemorragias; utilização de torniquete.
  • Medicina aeroespacial, tipos de aeronaves para transporte de pacientes, atendimento primário e secundário no aeromédico. Técnica de aproximação de aeronave. Tipos de aeronaves utilizadas para resgate aéreo e transporte aéreo. Modalidade de aeromédico. Princípios básicos de fisiologia aeroespacial.
  • Realizar uma visita em um serviço de atendimento pré-hospitalar em sua região, elaborando um relatório orientado baseado com o modelo disponibilizado ao aluno no seu AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • Reconhecer aspectos históricos da evolução da fisiologia humana; descrever os conceitos básicos dessa ciência; nomear as estruturas celulares; identificar os tipos de células que formam o corpo humano; reconhecer as formas de energia e trabalho; descrever os tipos de reações químicas celulares; descrever as subdivisões do sistema nervoso; descrever a visão geral do sistema nervoso central; listar as funções básicas do sistema cardiovascular; identificar as estruturas cardíacas; diferenciar as estruturas da porção condutora do ar e da porção respiratória do aparelho respiratório; caracterizar histologicamente as estruturas que compõem o sistema respiratório; listar os mecanismos de controle do sistema renal; explicar como os mecanismos de controle atuam no rim; identificar os sistemas de regulação do sistema digestório; listar os hormônios, outros peptídeos e neurotransmissores essenciais do sistema gastrointestinal.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

(***) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Coordenador Técnico


Prof. Enfº Nelson Augusto Mendes

Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho, Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial, Especialista por Notório Saber em Enfermagem Aeroespacial pela ABRAERO, Mestrando em Engenharia Biomédica pela UTFPR, Coordenador do SAMU da Região Metropolitana de Curitiba, Professor de Pós-graduação em Enfermagem e Medicina Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo na Faculdade Censupeg e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Censupeg.