O Neuropsicopedagogo Clínico é um profissional reconhecido pela CBO?

O Neuropsicopedagogo Clínico é um profissional reconhecido pela CBO?

Sim, o Neuropsicopedagogo Clínico (2394-40) é uma profissão oficial de acordo com a CBO – Classificação Brasileira de Ocupação.
Como Neuropsicopedagogo Clínico posso abrir uma clínica?

Como Neuropsicopedagogo Clínico posso abrir uma clínica?

De uma forma geral qualquer pessoa pode abrir uma clínica por se tratar de um negócio como qualquer outro, do ponto de vista contábil a formação acadêmica não é uma condição para a abertura de uma clínica. Evidentemente nenhum modelo de negócio bem-sucedido nasce sem planejamento e organização, por isso é desejável que o profissional esteja preparado para abrir a empresa, sem dúvida a formação acadêmica na área do empreendedorismo e em gestão é essencial para a viabilidade do negócio. É importante esclarecer que o atendimento clínico só pode acontecer caso a clínica tenha um responsável técnico em situação regular nos órgãos ou conselhos profissionais da área, os profissionais formados no curso de Neuropsicopedagogia Clínica da CENSUPEG podem atuar no ambiente clínico como responsáveis técnicos e para isso é fundamental que a sua titularidade profissional esteja em situação regular na Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia.
Como Neuropsicopedagogo Clínico posso atuar profissionalmente no ambiente escolar?

Como Neuropsicopedagogo Clínico posso atuar profissionalmente no ambiente escolar?

Uma vez que os cursos de Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Clínica possuem um eixo curricular teórico comum, ao adquirir os conhecimentos sobre os conceitos das neurociências aplicadas à educação sem dúvidas o educador terá uma grande evolução profissional seja na sala de aula ou em outro ambiente de atuação, contudo é importante ressaltar que a atuação profissional do Neuropsicopedagogo Clínico é exclusiva para atendimento individualizado, conforme as normas do código de ética da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, e que este tipo de atendimento só pode ser realizado em um setting de aprendizagem apropriado. Caso o interesse do educador na formação seja para atuação no ambiente escolar recomendamos a realização do curso de Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial e Inclusiva. Aos interessados em atuar nas áreas clínica e institucional vale ressaltar a possibilidade de realização dos dois cursos, após a conclusão do primeiro curso o acadêmico poderá realizar o outro no formato de complementação assim que houver uma nova turma com disponibilidade para ingresso na região.
Meu curso segue as normas específicas da SBNPp – Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia?

Meu curso segue as normas específicas da SBNPp – Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia?

Sim, a matriz curricular do curso está adequada ao código de ética da SBNPp – Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia
O curso é reconhecido pelo MEC?

O curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, portarias de credenciamento, alteração de nome da mantida e recredenciamento podem ser encontradas no site do MEC, através do mecanismo de busca pelo nome da instituição: www.emec.mec.gov.br
Como faço minha Matrícula nos cursos de pós-graduação da Faculdade CENSUPEG?

Como faço minha Matrícula nos cursos de pós-graduação da Faculdade CENSUPEG?

Você poderá realizar sua matrícula entrando em contato com o consultor de carreira da sua região através do whatsapp.
Qual é o cronograma?

Qual é o cronograma?

As aulas acontecem um fim de semana ao mês (Sábado e domingo) no horário das 8 às 18 horas. Obs.: Consultar calendário específico da sua região através do consultor de carreira. O cronograma poderá sofrer alterações quando necessárias para garantir o melhor andamento do curso.
Onde ocorrem as aulas?

Onde ocorrem as aulas?

As aulas acontecem em unidades próprias da Faculdade CENSUPEG ou em locais parceiros, como salas de treinamento em hotéis, clínicas ou escolas parceiras, as salas são preparadas para receber os alunos com conforto, o local é de fácil acesso por meio do transporte público, o endereço do local das aulas em cada cidade será informado pelo Consultor de Carreira da sua região por meio do contato via whatsapp.
Há disponibilização de material didático?

Há disponibilização de material didático?

Cada professor tem autonomia para definir que tipo de material quer disponibilizar no Portal Acadêmico. Os cursos de pós-graduação CENSUPEG não trabalham com materiais impressos ou apostilados em suas disciplinas presenciais, por isso cada professor tem autonomia para organizar os recursos das suas aulas e é escolha dele compartilhar o material que utiliza para conduzir as aulas.
Como funciona a avaliação de cada disciplina?

Como funciona a avaliação de cada disciplina?

A avaliação da proposta de aprendizagem, independente da modalidade do curso, é resultado de uma experiência de aprendizagem construtiva e formativa. Por isso, o resultado final é composto por diferentes critérios alinhados ao objetivo de cada disciplina. Os critérios para aprovação são: • Apropriar-se dos conhecimentos previstos neste plano de ensino. • Atingir os objetivos específicos desta disciplina. • Participação efetiva* de no mínimo de 75% dos momentos síncronos (convencionais ou através de plataforma digital) definido no cronograma das aulas da turma. *Sobre participação efetiva compreende-se: interagir durante a implementação das propostas de ensino-aprendizagem, em que será observado pelo professor: participação ativa durante as interações em grupo, criticidade, fundamentação científica com contribuições pertinentes ao conteúdo, comprometimento, autonomia e autêntico engajamento com a experiência de aprendizagem. • Realizar com sucesso as avaliações individuais que estarão no Ambiente Virtual de Aprendizagem, independente da modalidade escolhida do Programa, em quase 100% das disciplinas do Curso. É importante o acadêmico ficar atento ao Plano de Ensino de cada disciplna, pois haverá disciplinas que avaliação individual ocorrerá através de outros meios. Obs. Conforme Manual Acadêmico para aprovação na disciplina é necessário que o acadêmico atenda aos critérios acima conquistando o conceito igual ou superior a C, que corresponde a mais de 60% de sucesso em todas as atividades, estando alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Censupeg.
Como funciona o sistema de notas na avaliação?

Como funciona o sistema de notas na avaliação?

Nos cursos de Pós-graduação da Faculdade CENSUPEG as exigências para aprovação do acadêmico em cada disciplina são de no mínimo de 60% de aproveitamento.A escala de registro da avaliação segue o seguinte parâmetro: •?Conceito A: 10 a 9; •?Conceito B: 8,9 a 8; •?Conceito C: 7,9 a 6. A partir de 5,9 será conceito D, que representa reprovação na disciplina, que poderá ser recuperada na seguinte ordem de possibilidades: 1º Participar da aula que acontecerá na próxima turma da sua cidade ou região; 2º realizar a atividade de Reposição de Disciplina definida pela supervisão do curso
Fiz a matrícula em uma turma em andamento, como ficam as disciplinas que já foram ministradas?

Fiz a matrícula em uma turma em andamento, como ficam as disciplinas que já foram ministradas?

A disciplina deverá ser recuperada na seguinte ordem de possibilidades: 1º Participar da aula que acontecerá na próxima turma da sua cidade ou região; 2º realizar a atividade de Reposição de Disciplina definida pela supervisão do curso
Que título o aluno recebe?

Que título o aluno recebe?

Ao acadêmico integralizar a grade curricular do curso Ofertado em 100% obterá o título de (nome do curso)
O TCC é obrigatório?

O TCC é obrigatório?

A partir da Resolução Nº 1, de 6 de abril de 2018 do Conselho Nacional da Educação o Trabalho de Conclusão do Curso (Artigo Científico) para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização ocorrem conforme a proposta pedagógica de cada curso alinhado com o Projeto de Desenvolvimento da Instituição. Sim é obrigatório: Para os cursos em que Trabalho de Conclusão do Curso (Artigo Científico) faz parte do currículo, a produção deverá ser individual e seguir as regras do Manual de Produção Científica da Faculdade. Obs: Trabalho de Conclusão do Curso não requer apresentação. Não é obrigatório: Para os Acadêmicos matriculados nos cursos onde o Trabalho de Conclusão do Curso (Artigo Científico) não faz parte do currículo, porém o acadêmico tem interesse em realizar a pesquisa acadêmica e registrar a disciplina de Artigo Científico em seu Certificado, será oferecido a matrícula em módulo opcional. Obs: Trabalho de Conclusão do Curso não requer apresentação.
Quais documentos preciso para matrícula?

Quais documentos preciso para matrícula?

Os documentos que devem ser registrados na sua matrícula são: •?Documento Oficial de Identidade – RG – cópia simples; •?CPF – cópia simples; •?Certidão de Nascimento ou Casamento – cópia simples; •?Comprovante de Residência - cópia simples; •?Diploma da Graduação (frente e verso) – cópia autenticada ou confere com o original (carimbo e assinatura da unidade ou consultor); •?Histórico Escolar – cópia simples. Obs: os documentos deverão ser postados no portal do acadêmico em até 30 dias da efetivação da matrícula.
Posso convalidar Disciplinas de outro curso de pós-graduação que já conclui?

Posso convalidar Disciplinas de outro curso de pós-graduação que já conclui?

Sim, poderá solicitar convalidação de disciplinas, caso tenha cursado, com aproveitamento, em outra Instituição de Ensino Superior (IES), disciplinas cujas ementas sejam equivalentes em conteúdo e carga horária às que compõem o currículo do curso em que se matriculou. Vale consultar o Regimento da sua IES, pois este aproveitamento só poderá ser feito com a equivalência de cursos do mesmo nível de formação e mediante análise da Coordenação de Núcleo de Ensino. O pedido de convalidação deve ser feito através do e-mail gsa@censupeg.com.br, anexando o histórico escolar e as respectivas ementas da instituição de origem.
Minhas disciplinas convalidadas valem desconto?

Minhas disciplinas convalidadas valem desconto?

Sim, converse com o consultor de carreira da sua região para informações sobre a porcentagem do desconto.
Caso venha desistir, pago multa rescisória?

Caso venha desistir, pago multa rescisória?

Sim, ao desistir do curso o acadêmico pagará multa compensatória Equivalente a 10% do valor remanescente conforme contrato de prestação de serviço.
Quais são os professores do curso?

Quais são os professores do curso?

A faculdade CENSUPEG Possui uma base de mais de 1.000 docentes cadastrados, que poderão estar em sua cidade de acordo com a disponibilidade e agenda de cada um deles e respeitando alguns critérios. • Aderência ao conteúdo da disciplina • Formação compatível ao curso e ao conteúdo. • Professores e professoras renomados a nível Brasil na sua respectiva área, • Docentes de diversas regiões do Brasil, de acordo a viabilidade logística da sua cidade. 0BS: Para obter uma lista detalhada de docentes do curso entrar em contato com o consultor de carreira da sua região.
O curso é reconhecido pelo MEC?

O curso é reconhecido pelo MEC?

Sim, portarias de credenciamento, alteração de nome da mantida e recredenciamento podem ser encontradas no site do MEC, através do mecanismo de busca pelo nome da instituição: www.emec.mec.gov.br
Como faço minha Matrícula nos cursos de pós-graduação da Faculdade CENSUPEG?

Como faço minha Matrícula nos cursos de pós-graduação da Faculdade CENSUPEG?

Você poderá realizar sua matrícula entrando em contato com o consultor de carreira da sua região através do whatsapp.
Qual é o cronograma?

Qual é o cronograma?

As aulas acontecem um fim de semana ao mês (Sábado e domingo) no horário das 8 às 18 horas. Obs.: Consultar calendário específico da sua região através do consultor de carreira. O cronograma poderá sofrer alterações quando necessárias para garantir o melhor andamento do curso.
Onde ocorrem as aulas?

Onde ocorrem as aulas?

As aulas acontecem em unidades próprias da Faculdade CENSUPEG ou em locais parceiros, como salas de treinamento em hotéis, clínicas ou escolas parceiras, as salas são preparadas para receber os alunos com conforto, o local é de fácil acesso por meio do transporte público, o endereço do local das aulas em cada cidade será informado pelo Consultor de Carreira da sua região por meio do contato via whatsapp
Há disponibilização de material didático?

Há disponibilização de material didático?

Cada professor tem autonomia para definir que tipo de material quer disponibilizar no Portal Acadêmico. Os cursos de pós-graduação CENSUPEG não trabalham com materiais impressos ou apostilados em suas disciplinas presenciais, por isso cada professor tem autonomia para organizar os recursos das suas aulas e é escolha dele compartilhar o material que utiliza para conduzir as aulas.
Como funciona a avaliação de cada disciplina?

Como funciona a avaliação de cada disciplina?

Fica a critério de cada professor (a) definir o tipo e a forma de avaliação de cada disciplina presencial. Podendo elas serem desenvolvidas em sala de aula, ou definindo-se um prazo de entrega posterior a aula combinado entre docentes e discentes.
Como funciona o sistema de notas na avaliação?

Como funciona o sistema de notas na avaliação?

Nos cursos de Pós-graduação da Faculdade CENSUPEG as exigências para aprovação do acadêmico em cada disciplina são de no mínimo de 60% de aproveitamento.A escala de registro da avaliação segue o seguinte parâmetro: •?Conceito A: 10 a 9; •?Conceito B: 8,9 a 8; •?Conceito C: 7,9 a 6. A partir de 5,9 será conceito D, que representa reprovação na disciplina, que poderá ser recuperada na seguinte ordem de possibilidades: 1º Participar da aula que acontecerá na próxima turma da sua cidade ou região; 2º realizar a atividade de Reposição de Disciplina definida pela supervisão do curso
Fiz a matrícula em uma turma em andamento, como ficam as disciplinas que já foram ministradas?

Fiz a matrícula em uma turma em andamento, como ficam as disciplinas que já foram ministradas?

A disciplina deverá ser recuperada na seguinte ordem de possibilidades: 1º Participar da aula que acontecerá na próxima turma da sua cidade ou região; 2º realizar a atividade de Reposição de Disciplina definida pela supervisão do curso
Que título o aluno recebe?

Que título o aluno recebe?

Ao acadêmico integralizar a grade curricular do curso Ofertado em 100% obterá o título de (nome do curso)
O TCC é obrigatório?

O TCC é obrigatório?

A partir da Resolução Nº 1, de 6 de abril de 2018 do Conselho Nacional da Educação o Trabalho de Conclusão do Curso (Artigo Científico) para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização ocorrem conforme a proposta pedagógica de cada curso alinhado com o Projeto de Desenvolvimento da Instituição. Sim é obrigatório: Para os cursos em que Trabalho de Conclusão do Curso (Artigo Científico) faz parte do currículo, a produção deverá ser individual e seguir as regras do Manual de Produção Científica da Faculdade. Obs: Trabalho de Conclusão do Curso não requer apresentação. Não é obrigatório: Para os Acadêmicos matriculados nos cursos onde o Trabalho de Conclusão do Curso (Artigo Científico) não faz parte do currículo, porém o acadêmico tem interesse em realizar a pesquisa acadêmica e registrar a disciplina de Artigo Científico em seu Certificado, será oferecido a matrícula em módulo opcional. Obs: Trabalho de Conclusão do Curso não requer apresentação.
Quais documentos preciso para matrícula?

Quais documentos preciso para matrícula?

Os documentos que devem ser registrados na sua matrícula são: •?Documento Oficial de Identidade – RG – cópia simples; •?CPF – cópia simples; •?Certidão de Nascimento ou Casamento – cópia simples; •?Comprovante de Residência - cópia simples; •?Diploma da Graduação (frente e verso) – cópia autenticada ou confere com o original (carimbo e assinatura da unidade ou consultor); •?Histórico Escolar – cópia simples. Obs: os documentos deverão ser postados no portal do acadêmico em até 30 dias da efetivação da matrícula. Confirmar prazo.
Posso convalidar Disciplinas de outro curso de pós-graduação que já conclui?

Posso convalidar Disciplinas de outro curso de pós-graduação que já conclui?

Sim, poderá solicitar convalidação de disciplinas, caso tenha cursado, com aproveitamento, em outra Instituição de Ensino Superior (IES), disciplinas cujas ementas sejam equivalentes em conteúdo e carga horária às que compõem o currículo do curso em que se matriculou. Vale consultar o Regimento da sua IES, pois este aproveitamento só poderá ser feito com a equivalência de cursos do mesmo nível de formação e mediante análise da Coordenação de Núcleo de Ensino. O pedido de convalidação deve ser feito através do e-mail gsa@censupeg.com.br, anexando o histórico escolar e as respectivas ementas da instituição de origem.
Minhas disciplinas convalidadas valem desconto?

Minhas disciplinas convalidadas valem desconto?

Sim, converse com o consultor de carreira da sua região para informações sobre a porcentagem do desconto.
Caso venha desistir, pago multa rescisória?

Caso venha desistir, pago multa rescisória?

Sim, ao desistir do curso o acadêmico pagará multa compensatória Equivalente a 10% do valor remanescente conforme contrato de prestação de serviço.
Quais são os professores do curso?

Quais são os professores do curso?

A faculdade CENSUPEG Possui uma base de mais de 1.000 docentes cadastrados, que poderão estar em sua cidade de acordo com a disponibilidade e agenda de cada um deles e respeitando alguns critérios. • Aderência ao conteúdo da disciplina • Formação compatível ao curso e ao conteúdo. • Professores e professoras renomados a nível Brasil na sua respectiva área, • Docentes de diversas regiões do Brasil, de acordo a viabilidade logística da sua cidade. 0BS: Para obter uma lista detalhada de docentes do curso entrar em contato com o consultor de carreira da sua região.
Todos os testes serão ensinados aos acadêmicos durante o curso?

Todos os testes serão ensinados aos acadêmicos durante o curso?

A prática profissional com bases científicas e em evidências prevê o uso de instrumentos que são desenvolvidos por pesquisadores que possuem direitos autorais sobre eles. Inclusive, é comum os autores oferecerem cursos sobre como aplicar e ler os resultados dos instrumentos que produziram. Dessa forma, de acordo com a Lei dos Direitos Autorais nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a utilização de cópias de testes fere os seguintes artigos: Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica. Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como: I – a reprodução parcial ou integral; II – a edição; Com isso, entende-se que, sem consentimento/autorização expressa do autor, as cópias de testes são proibidas, inclusive para fins acadêmicos, pois a legislação não realizou nenhuma exceção. No entanto, serão abordados durante a sua formação, com maior profundidade, instrumentos que são ou estão em domínio público ou que sejam qualitativos, desde que estejam fundamentados adequadamente na Neuropsicopedagogia.
Após a conclusão das disciplinas, em quanto tempo recebo o meu certificado?

Após a conclusão das disciplinas, em quanto tempo recebo o meu certificado?

O prazo para recebimento do documento de conclusão do curso (certificado do curso de pós-graduação) é de até 160 dias, conforme o prazo estabelecido na cláusula oitava do contrato de matrícula.